A IMPORTÂNCIA DA EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Ane Deyse Soares Cardoso
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência

    O presente trabalho compõe-se em descrever as vivências na disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação, ministrada pela Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos, proporcionada pelo Mestrado em Educação da Unimontes. O relato abordará reflexões críticas e a possibilidade de novos olhares através da interação dos autores e suas teorias epistemológicas com o processo de aprendizagem da mestranda em sala de aula em um processo colaborativo.

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    A proposta do relato surge das experiências na disciplina Epistemologia e Pesquisa em educação do Mestrado Acadêmico em Educação, ofertada pela Universidade Estadual de Montes Claros, ministrada em todas as terças feiras pela Profª Drª Francely Aparecida dos Santos e sendo ofertada de caráter obrigatório de carga horária de 60h. A problematização surge através do papel da Epistemologia, sendo esta a norteadora para o desenvolvimento de um professor pesquisador com base na ética e compromisso social, além de articular com a reflexão crítica da própria prática e de aprimorar a capacidade da coleta, análise e interpretação de dados de forma progressiva.

    Problema norteador e objetivos

    O problema em questão se baseia em como a Epistemologia e Pesquisa em Educação podem contribuir para a formação de professores pesquisadores e o impacto no próprio ambiente docente e compreender a formação do professor pesquisador a partir dos pressupostos históricos epistemológicos, políticos, sociais e culturais.

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    O presente relato tem por objetivo descrever a percepção de uma estudante em contato com a disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação e a importância na construção de um olhar de pesquisadora diante as demais oportunidades e pré-requisitos estabelecidos no decorrer da obtenção de título.

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    Na construção foi utilizado autores apresentados em sala de aula e leituras extras para acrescentar possibilidades de interpretações multidisciplinares ao estudo como as obras de Maria Cecília de Souza Minayo (2001) e de Marise Nogueira Ramos (2001), utilizados para enriquecer os estudos e o relato.

    Resultados da prática

    A Epistemologia é essencial para a formação de professores pesquisadores e todos aqueles que estejam no campo de pesquisador, sendo um dos instrumentos que possa mediar o entendimento sobre a natureza do conhecimento e a relação entre o sujeito e o objeto de conhecimento, na intenção de não somente identificar as lacunas no campo educacional e docente, mas problematizar para que seja possível a busca por outras resoluções / meios de criar outros caminhos para uma formação crítica.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    A disciplina pode proporcionar ganho de conhecimento e incentivo para a educação contínua, proporcionando uma abertura aprimorada e uma confiança para questionar e provocar criticamente as mudanças que podem ocorre no campo educacional e na prática docente e refletir em como a educação pode ser libertadora sem esquecer da ética e o compromisso social da ciência.

    Considerações finais

    A disciplina pode proporcionar um desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e crítico, abordando a multidisciplinaridade e a necessidade de sempre considerar os pontos culturais, geográficos, políticos e biopsicossociais. Esse é apenas o começo para que novas ideias surjam e que não seja deixado de lado o compromisso primordial com a capacidade de ser e tornar um sujeito crítico, ético e reflexivo.

    Referências

    MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
    RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

  • Palavras-chave
  • Mestrado em Educação, Pesquisa em Educação, Epistemologia e Pesquisa.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica