O presente estudo se insere no campo da Educação Matemática, e tem como proposta a temática sobre a formação inicial de Professores que ensinam Matemática no ciclo da Alfabetização do Ensino Fundamental. E busca responder o seguinte problema de pesquisa: como a formação inicial dos professores que alfabetizam em Matemática influencia nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da Alfabetização e do Letramento Matemático dos estudantes do 1º e 2º anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Tem por objetivo geral o de analisar se a formação inicial dos professores que ensinam Matemática influencia nos processos de ensino e de aprendizagem da Alfabetização e do Letramento em Matemática dos estudantes do 1º e 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E, por objetivos específicos os de: a) discutir a relação do processo de formação inicial de professores com os processos de ensino e aprendizagem da Alfabetização Matemática no Curso de Pedagogia da Unimontes; b) debater sobre as propostas curriculares na formação inicial no curso de Pedagogia da Unimontes sob a perceptiva de professores que alfabetizam em Matemática nos anos iniciais; c) apresentar os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática trabalhados pelos professores na sala de aula dos anos iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental e d) relacionar os processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva das práticas de Letramento em Matemática vividos no cotidiano e meio social dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na perspectiva bibliográfica de autores que buscam pesquisar a área da Alfabetização Matemática e do Letramento matemático, além da formação dos professores que ensinam Matemática como Smole (2000), Machado (2011) Pimenta (2012) e Santos (2015) dentre outros estudiosos dessa Ciência. Metodologicamente, será utilizada a abordagem qualitativa por meio da Revisão Sistemática de Literatura (RSL), além da Pesquisa Documental a partir do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Unimontes, em vigor por meio da Resolução nº. 196 – CEPEx/2019, a fim de coletar informações curriculares. E da Pesquisa de campo que consiste na coleta de informações por meio de um questionário no Google forms para os acadêmicos dos 4º e 8º períodos do curso de Pedagogia da Unimontes da cidade de Montes Claros/MG. E também de uma entrevista semiestruturada que será realizada com professores (as) dos Anos Iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental de duas escolas da cidade de Montes Claros. Acreditamos que essa pesquisa seja relevante para comunidade acadêmica, cientifica e social, e que contribuirá de forma significativa com o conhecimento matemático na Educação Básica nos primeiros anos de escolarização do Ensino Fundamental e aos acadêmicos do Curso de Pedagogia, sobretudo, relacionada com a Educação Matemática.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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