A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NAS AVALIAÇÕES DO CAED: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA CARMÉLIA PIRES

  • Autor
  • Vitória Cordeiro Alves
  • Co-autores
  • Maria Clara Santos Silva , Maria Girlene Pereira Alves , Claudia Soares de Oliveira Braga
  • Resumo
  •  

    O trabalho surge a partir do estudo do Decreto 11.556 que visa garantir a alfabetização de crianças até o 2º ano e recuperar as afetadas pela pandemia. O problema é como garantir o desenvolvimento do processo de alfabetização das crianças monitoradas a partir das avaliações do CAED?  Objetivo: discutir como aconteceu a preparação para as avaliações com a  escola, professores e famílias.. Acompanhamos a aplicação, observando acolhimento e suporte a alunos com dificuldades. Luckesi (2005) e Sousa (2010) fundamentam a importância da avaliação e do papel do pedagogo. Os resultados mostraram comprometimento da equipe e atenção às necessidades dos alunos. Essa experiência é vital para nossa formação acadêmica e prática crítica.

  • Palavras-chave
  • Avaliação; Atuação Pedagógica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica