Este relato de experiência do PIBID/Unimontes destaca a importância do planejamento na formação docente. A prática, centrada na discussão de textos e experiências, visou analisar o impacto do planejamento na qualidade pedagógica e na formação. A metodologia envolveu reuniões reflexivas entre pibidianos, coordenação e professores, explorando a natureza multifacetada do planejamento e modelos práticos. A fundamentação teórica ancorou-se em Padilha, Turra, Libâneo e Vasconcellos, que o definem como processo reflexivo essencial para a prática docente. Os resultados apontam para o enriquecimento das propostas pedagógicas e o desenvolvimento da reflexão dos futuros professores. A experiência demonstra a relevância do planejamento para a formação de profissionais reflexivos e para a qualidade da educação, alinhando-se ao eixo Educação Matemática do COPED ao valorizar práticas pedagógicas intencionais e inovadoras. Conclui-se que o planejamento, mesmo com desafios, fortalece a formação docente e a qualidade do ensino, recomendando a continuidade dessas iniciativas.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica