Desafios e Potencialidades do Planejamento na Prática Pedagógica (PIBID/Unimontes)

  • Autor
  • Eline Mendes Costa Muniz
  • Co-autores
  • Lívia Suely Souto
  • Resumo
  •  

    Este relato de experiência do PIBID/Unimontes destaca a importância do planejamento na formação docente. A prática, centrada na discussão de textos e experiências, visou analisar o impacto do planejamento na qualidade pedagógica e na formação. A metodologia envolveu reuniões reflexivas entre pibidianos, coordenação e professores, explorando a natureza multifacetada do planejamento e modelos práticos. A fundamentação teórica ancorou-se em Padilha, Turra, Libâneo e Vasconcellos, que o definem como processo reflexivo essencial para a prática docente. Os resultados apontam para o enriquecimento das propostas pedagógicas e o desenvolvimento da reflexão dos futuros professores. A experiência demonstra a relevância do planejamento para a formação de profissionais reflexivos e para a qualidade da educação, alinhando-se ao eixo Educação Matemática do COPED ao valorizar práticas pedagógicas intencionais e inovadoras. Conclui-se que o planejamento, mesmo com desafios, fortalece a formação docente e a qualidade do ensino, recomendando a continuidade dessas iniciativas. 

  • Palavras-chave
  • Planejamento Escolar. Prática Pedagógica. Formação Docente. Relato de Experiência. PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica