O artigo descreve uma experiência vivida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/Unimontes, focando na importância do planejamento escolar para a formação de professores. O estudo partiu do questionamento sobre como o planejamento impacta a qualidade das práticas pedagógicas e a formação docente.
A metodologia consistiu em reuniões e estudos de textos que abordavam a natureza multifacetada do planejamento (política, administrativa e social), além de modelos práticos de sequências didáticas e planos de aula. Autores como Padilha (2001), Turra (1995), Libâneo (2016) e Vasconcellos (2002) fundamentaram a discussão, definindo o planejamento como um processo reflexivo de tomada de decisões e análise da realidade, essencial para uma atuação docente consciente e eficaz.
Como resultados, a troca de ideias e perspectivas enriqueceu as propostas para aprimorar o planejamento, fornecendo aos pibidianos ferramentas pedagógicas para a elaboração de planos de aula alinhados às necessidades dos estudantes. Essa prática promoveu um olhar reflexivo sobre a docência e a consciência das escolhas pedagógicas.
A relevância social da experiência reside na formação de profissionais preparados para as demandas da educação, impactando diretamente a qualidade do ensino e a aprendizagem dos estudantes. O planejamento é destacado como uma estratégia potente para um fazer pedagógico intencional, valorizando práticas inovadoras como aulas baseadas em projetos e metodologias ativas, especialmente na Educação Matemática.
Em considerações finais, o texto reforça que o planejamento é crucial para aprimorar a qualidade pedagógica e fortalecer a formação docente. Apesar dos desafios de organização, os benefícios superam as dificuldades, fomentando uma cultura contínua de troca e reflexão na comunidade escolar.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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