GEOMETRIA SUSTENTÁVEL: UMA VIVÊNCIA PIBIDIANA DO BRINCAR COMO FORMA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

  • Autor
  • JOAO VICTOR SILVA TEIXEIRA
  • Resumo
  • Transformar uma aula de Matemática que é temida por muitos alunos em um espaço de descoberta, diversão e aprendizado real foi um desafio na qual eu consegui viver.
    E isso que aconteceu em uma escola pública de Montes Claros através das ações do PIBID, onde uma oficina com massa de modelar e palitos revolucionou o ensino da aula de geometria para uma turma do 5º ano.
    O desafio era claro: combater a desatenção dos alunos. A resposta? Uma abordagem lúdica e interativa, fundamentada em teorias clássicas da educação, que provou que brincar pode, sim, ser coisa séria.
     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática, Aprendizagem Matemática, PIBID, Geometria Sustentável.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica