RELATO DE UM SEMINÁRIO COLABORATIVO BEM-SUCEDIDO: A PRÁXIS NA RECONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA

  • Autor
  • Clitien Alice Meira Rios
  • Co-autores
  • Mariana Durães de Almeida
  • Resumo
  •  

     

    RELATO DE UM SEMINÁRIO COLABORATIVO BEM-SUCEDIDO: A PRÁXIS NA RECONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA

     

    Clitien Alice Meira Rios[1]

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE Unimontes

    clitien@gmail.com

     

    Mariana Durães de Almeida[2]

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE Unimontes

    duraesmariana0@gmail.com

     

     

    Eixo: Saberes e Práticas Educativas

    Palavras-chave: Prática colaborativa. Projeto de Pesquisa. Seminário Temático.

     

     

    Resumo – Relato de Experiência

    Este relato de experiência é fruto da realização de um Seminário Temático na disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Unimontes, e tem como objetivo, refletir sobre a experiência exitosa do Seminário Temático I, realizado de forma colaborativa na disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, do PPGE da Unimontes.

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    No Seminário Temático realizado em 01/04/2025 foi discutido capítulos da obra de Minayo (1994), e realizada análise crítica de projetos de pesquisa dos mestrandos, promovendo reflexão coletiva e construção colaborativa do conhecimento.

     

    Problema norteador e objetivos

    O objetivo deste resumo é refletir sobre a experiência exitosa do Seminário Temático I, realizado de forma colaborativa na disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, do PPGE da Unimontes. O presente trabalho é orientado pelo questionamento: Como a realização do Seminário Temático I, em formato colaborativo, contribuiu para a consolidação da práxis entre os discentes da disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação do PPGE Unimontes?

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    O Seminário Temático da disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação promoveu o trabalho colaborativo com base na obra de Minayo (1994), envolvendo leitura, análise de capítulos, discussão orientada, reestruturação de projeto e apresentação com apoio de mapas conceituais, slides e um livro infantojuvenil.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    Esse relato de experiência foi produzido de acordo com Freire (1996), e suas contribuições acerca da produção de conhecimento e da abertura para o ensinar e para o aprender:

     

    Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e se “dispõe” a ser ultrapassado por outro amanhã. Daí que seja tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não existente. Ensinar, aprender e pesquisar lidam com esses dois momentos do ciclo gnosiológico: o em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e o em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente. A "do-discência” – docência-discência – e a pesquisa, indicotomizáveis, são assim práticas requeridas por estes momentos do ciclo gnosiológico (Freire, 1996, p. 16).

     

    Resultados da prática

    O Seminário Temático I mostrou-se uma estratégia pedagógica interessante e enriquecedora, proporcionando a dialogicidade entre teoria e prática. Favoreceu o aprofundamento epistemológico, a troca de experiências e o aperfeiçoamento metodológico dos projetos em andamento.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    Aponta-se como relevância social da experiência, a valorização de práticas pedagógicas colaborativas que promovam o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e coletivo entre os discentes.

     

    Considerações finais

    O Seminário Temático I foi uma estratégia pedagógica importante ao integrar teoria e prática, consolidar conceitos fundamentais de pesquisa, aprimorar metodologias e incentivar a colaboração entre os discentes.

     

    Referências:

    FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

    MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 1994.

     

     


    [1] Autora

    [2] Coautora

     

  • Palavras-chave
  • Prática Colaborativa, Projeto de Pequisa, Seminário Temático
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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