RELATO DE UM SEMINÁRIO COLABORATIVO BEM-SUCEDIDO: A PRÁXIS NA RECONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA
Clitien Alice Meira Rios[1]
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE Unimontes
clitien@gmail.com
Mariana Durães de Almeida[2]
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE Unimontes
duraesmariana0@gmail.com
Eixo: Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: Prática colaborativa. Projeto de Pesquisa. Seminário Temático.
Resumo – Relato de Experiência
Este relato de experiência é fruto da realização de um Seminário Temático na disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Unimontes, e tem como objetivo, refletir sobre a experiência exitosa do Seminário Temático I, realizado de forma colaborativa na disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, do PPGE da Unimontes.
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
No Seminário Temático realizado em 01/04/2025 foi discutido capítulos da obra de Minayo (1994), e realizada análise crítica de projetos de pesquisa dos mestrandos, promovendo reflexão coletiva e construção colaborativa do conhecimento.
Problema norteador e objetivos
O objetivo deste resumo é refletir sobre a experiência exitosa do Seminário Temático I, realizado de forma colaborativa na disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, do PPGE da Unimontes. O presente trabalho é orientado pelo questionamento: Como a realização do Seminário Temático I, em formato colaborativo, contribuiu para a consolidação da práxis entre os discentes da disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação do PPGE Unimontes?
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
O Seminário Temático da disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação promoveu o trabalho colaborativo com base na obra de Minayo (1994), envolvendo leitura, análise de capítulos, discussão orientada, reestruturação de projeto e apresentação com apoio de mapas conceituais, slides e um livro infantojuvenil.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Esse relato de experiência foi produzido de acordo com Freire (1996), e suas contribuições acerca da produção de conhecimento e da abertura para o ensinar e para o aprender:
Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e se “dispõe” a ser ultrapassado por outro amanhã. Daí que seja tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não existente. Ensinar, aprender e pesquisar lidam com esses dois momentos do ciclo gnosiológico: o em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e o em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente. A "do-discência” – docência-discência – e a pesquisa, indicotomizáveis, são assim práticas requeridas por estes momentos do ciclo gnosiológico (Freire, 1996, p. 16).
Resultados da prática
O Seminário Temático I mostrou-se uma estratégia pedagógica interessante e enriquecedora, proporcionando a dialogicidade entre teoria e prática. Favoreceu o aprofundamento epistemológico, a troca de experiências e o aperfeiçoamento metodológico dos projetos em andamento.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
Aponta-se como relevância social da experiência, a valorização de práticas pedagógicas colaborativas que promovam o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e coletivo entre os discentes.
Considerações finais
O Seminário Temático I foi uma estratégia pedagógica importante ao integrar teoria e prática, consolidar conceitos fundamentais de pesquisa, aprimorar metodologias e incentivar a colaboração entre os discentes.
Referências:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 1994.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica