Entrevista Diagnóstica com crianças da Educação Infantil na área da Matemática

  • Autor
  • MICHELE PEREIRA CAETANO
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência

     

    Este resumo tem como objetivo apresentar o relato de experiência de uma entrevista diagnóstica realizada com crianças de cinco a seis anos de idade do 2º período da Educação Infantil, em São Romão-MG, em 2023. 

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    Essa entrevista fez parte da ementa da disciplina de Fundamentos e Metodologias da Matemática I, e foi realizada com oito crianças diferentes. Através dessa atividade foi possível analisar o domínio de noções matemáticas básicas em crianças dessa faixa etária.


     

    Problema norteador e objetivos

     

    De acordo com Piaget e Szeminska (1981), a criança adquire a capacidade de contar os objetos com sucesso aos poucos, de forma progressiva e interiormente. Essa capacidade só está consolidada quando ela consegue coordenar várias ações sobre os objetos (classificação, seriação, correspondência biunívoca, entre outras), a fim de qualificá-los. Quando a criança apresenta de forma decorada a sequência de palavras utilizadas na contagem não significa que ela já construiu a estrutura de número.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

     A entrevista foi realizada com oito crianças de uma turma do 2º período de uma escola de Educação Infantil, em São Romão - MG. Para a realização da entrevista, foi utilizada um roteiro com dezoito perguntas sobre noções matemáticas básicas, dentre elas: conservação de quantidade; correspondência biunívoca; conservação de massa; conceito de maior, menor e médio; organização mental; conceito de semelhança e diferença; conceito de a mais; criatividade; série e sequência; inclusão de classe e inclusão hierárquica. A entrevista foi realizada em quatro dias diferentes, numa sala separada, na própria escola onde as crianças estudam, no turno da manhã.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    O trabalho se baseou principalmente nos conceitos de Constance Kamii (1983), sobre a criança e a forma de lidar com número nessa idade. E como ela propõe o ensino da Matemática com o aluno como sujeito do processo, como ser ativo e pensante, que questiona e levanta hipóteses.


     

    Resultados da prática 

     

    A entrevista foi feita com base em uma atividade diagnóstica que contém dezoito questões na área da Matemática. Cada uma delas traz situações que trabalham uma noção Matemática com as crianças. Entre elas, três trabalham conservação de quantidade; duas trabalham correspondência biunívoca; três trabalham o conceito de maior, menor e médio; uma sobre organização mental; uma sobre o conveito de a mais; uma sobre o conceito de semelhança e diferença; duas sobre série e sequências; uma sobre inclusão de classe, e uma sobre inclusão hierárquica. Os materias utilizados em cada situação foram blocos lógicos, barbante, tampinhas de diferentes tamanhos, cédulas de papel (dinheiro de brinquedo), varetas de plástico, fichas de papel cartão nas cores rosas e roxas, massinha de modelar, imagens de animais, e uma caixa organizadora. 


     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    Essa experiência é relevante pois mostra na prática os processos envolvidos na construção do número pela criança  que tem relação com o eixo da Educação Matemática.


     

    Considerações finais

     

    Em síntese, as crianças podem resolver problemas que envolvam contagem; correspondência biunívoca; conceito de maior, menor e médio; organização mental; conceitos de semelhança e diferença; criatividade; série e sequência; inclusão de classe e inclusão hierárquica, embora alguns apresentem um pouco mais de dificuldades.


     

    Referências

     

    NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo Matemática. Tradução: S. Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

     

    KAMII, Constance. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. 39ª ed.- Campinas, SP, Papirus, 2012.




     

  • Palavras-chave
  • Entrevista Diagnóstica. Educação Infantil. Noções Matemáticas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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