USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Maria Vitória Santos Carvalho
  • Resumo
  •  

    As calculadoras são tecnologias criadas para facilitar a vida humana. Assim como diversas outras, elas têm ganhado destaque como ferramentas de ensino, sendo inseridas nos espaços escolares, a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática e de outras disciplinas. A respeito do uso de calculadora na escola, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ressalta-se que “ela abre novas possibilidades educativas, como a de levar o aluno a perceber a importância do uso dos meios tecnológicos disponíveis na sociedade contemporânea” (Brasil, 1997, p. 34). Após analisarmos como as tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano, destacamos a importância das calculadoras nas salas de aula, visto que se trata de um instrumento amplamente utilizado no dia a dia das pessoas. Reconhecemos a necessidade de sua inserção no ensino desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de promover a familiarização e o desenvolvimento de conceitos matemáticos. Nesse contexto, cabe aos professores possibilitar e desenvolver atividades nas quais os estudantes possam ter contato com as calculadoras, aprendendo a utilizá-las de forma adequada. Isso contribui para o avanço do conhecimento, tornando a escola adepta às tecnologias e alinhada com o processo de inovações. Este resumo apresenta um esboço do projeto de pesquisa direcionado ao Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O referencial teórico está pautado em documentos norteadores da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), além de autores como Selva e Borba (2010), entre outros. O projeto de pesquisa foi fundamentado na pesquisa bibliográfica e será desenvolvido em duas escolas municipais da cidade de Janaúba-MG, por meio de observações, questionários e entrevistas com professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que atuam no ensino da Matemática. Nosso objetivo é compreender como ocorre o uso das calculadoras nas aulas de Matemática com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na construção de conhecimentos matemáticos dentro dos ambientes escolares. Buscamos analisar o que dizem os autores sobre o tema, estimar o impacto desse uso, além de explorar as metodologias e práticas pedagógicas adotadas pelos professores. A importância deste trabalho justifica-se pela relevância da inserção das tecnologias na Educação Matemática. A pesquisa encontra-se na fase inicial, portanto, ainda não apresenta resultados.

     

  • Palavras-chave
  • Matemática, Calculadora, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica