A LUDICIDADE COMO CAMINHO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA OFICINA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • CATHERINE FREITAS RAMOS
  • Resumo
  • Este resumo tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida no contexto da formação docente, vinculada à disciplina Fundamentos e Metodologia da Matemática II, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros, ministrado pela professora Dra. Francely Aparecida dos Santos e suas mestrandas, Lara Eduarda Alves, Priscila Ferreira Veloso e Maria Raquel Araújo. A experiência foi vivenciada em forma de oficina prática, realizada na quadra 1 da instituição, com a proposta de integrar jogos e brincadeiras tradicionais às estratégias de ensino da Matemática na Educação Infantil. A justificativa para a realização da atividade parte da constatação de que o ensino da Matemática ainda é, em muitos contextos escolares, tratado de maneira abstrata e descontextualizada, o que dificulta sua compreensão pelas crianças, principalmente nos primeiros anos da vida escolar.

    A partir disso, o problema que orientou a prática foi: como articular o brincar e os conteúdos matemáticos de maneira significativa e acessível na Educação Infantil? O principal objetivo foi vivenciar, de forma prática e coletiva, atividades que envolvessem habilidades matemáticas por meio da ludicidade, favorecendo o desenvolvimento integral da criança e fortalecendo a formação docente com base em experiências reais e significativas. 

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Matemática, Ludicidade, Brincadeira, Formação docente
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica