Este resumo tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida no contexto da formação docente, vinculada à disciplina Fundamentos e Metodologia da Matemática II, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros, ministrado pela professora Dra. Francely Aparecida dos Santos e suas mestrandas, Lara Eduarda Alves, Priscila Ferreira Veloso e Maria Raquel Araújo. A experiência foi vivenciada em forma de oficina prática, realizada na quadra 1 da instituição, com a proposta de integrar jogos e brincadeiras tradicionais às estratégias de ensino da Matemática na Educação Infantil. A justificativa para a realização da atividade parte da constatação de que o ensino da Matemática ainda é, em muitos contextos escolares, tratado de maneira abstrata e descontextualizada, o que dificulta sua compreensão pelas crianças, principalmente nos primeiros anos da vida escolar.
A partir disso, o problema que orientou a prática foi: como articular o brincar e os conteúdos matemáticos de maneira significativa e acessível na Educação Infantil? O principal objetivo foi vivenciar, de forma prática e coletiva, atividades que envolvessem habilidades matemáticas por meio da ludicidade, favorecendo o desenvolvimento integral da criança e fortalecendo a formação docente com base em experiências reais e significativas.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica