CONCEITO DE NÚMERO E LINGUAGENS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • PATRICIA GRACIELE FONSECA OLIVEIRA
  • Co-autores
  • Wendy Pereira Meira Xavier
  • Resumo
  • Sabendo da importância da Matemática e sua presença frequente na vida cotidiana do ser humano desde a infância, faz necessário questionar se durante a vida escolar se o conceito de número é bem elaborado ou se é trabalhado priorizando a memorização. O presente trabalho apresenta dados coletados em trabalho de campo em que foi analisado o conceito de número de crianças entre 5 a 6 anos que cursavam o 2° período da Educação Infantil. Durante a execução da atividade foi analisado o nível de conhecimento em relação à conceitos matemáticos através de atividades com material manipulativo, em que a criança interagia de forma ativa expressando suas opiniões e com isso oportunizando a análise da estrutura do raciocínio lógico-matemático e conceito de número, permitindo assim ao acadêmico experiência e visão crítica para futura atuação como docente.

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Conceito de número, Linguagem Matemática
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica