O presente trabalho relata uma experiência formativa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Partindo das dificuldades identificadas na disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação, propomos uma reflexão sobre os desafios de articular fundamentos epistemológicos com a prática investigativa na pós-graduação.
O estudo se justifica pela constatação de fragilidades na fundamentação epistemológica dos projetos de pesquisa dos mestrandos, especialmente na dificuldade de estabelecer relações consistentes entre os pressupostos teórico-filosóficos e as escolhas metodológicas concretas. Como problema norteador, as pesquisadoras questionam: "qual a maior dificuldade em associar epistemologia e referencial teórico?".
Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, centrada na análise crítica de projetos de pesquisa desenvolvidos no mestrado. O referencial teórico integra três perspectivas complementares: Gamboa (2018), que problematiza a neutralidade dos métodos de pesquisa; Lakatos e Marconi (2003), que oferecem fundamentos técnicos para a pesquisa científica; e Minayo (1994), que incorpora a dimensão criativa e subjetiva da investigação social.
Os resultados evidenciam avanços significativos na formação dos mestrandos, com: (1) maior consistência na fundamentação teórico-epistemológica dos projetos; (2) desenvolvimento da capacidade crítica para análise de produções científicas; e (3) aprimoramento da postura reflexiva sobre os limites e possibilidades dos diferentes paradigmas de pesquisa.
A experiência relatada dialoga com o eixo "Educação e Diversidade" do COPED ao discutir os fundamentos epistemológicos da pesquisa em educação, destacando sua relevância social na formação de pesquisadores críticos. Como desdobramentos, as autoras sugerem: ampliar o tempo dedicado à análise de casos concretos, desenvolver materiais didáticos específicos e criar espaços de discussão interdisciplinar sobre questões epistemológicas.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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