SABERES REGIONAIS E FAZERES PEDAGÓGICOS: METODOLOGIA PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA Crislaine França Nascimento Unimontes laynekat@yahoo.com.br Emilly Ferreira Cardoso Unimontes euemilulyl@gmail.com Fabiana Ferreira Unimontes fabiferreira2351@gmail.com Marcus Vinícius Alves Mendes Unimontes marcusv.taio@gmail.com Eixo: Saberes e Práticas Educativas Palavras-chave: Práticas Pedagógicas.Saberes Locais.Aprendizagem significativa. Resumo Simples Saberes e fazeres pedagógicos são essenciais para uma educação transformadora, que abrange a todos. Esse estudo tem como objetivo investigar as conexões existentes entre saberes locais, didática e práticas docentes inovadoras, valorizando-as para criar práticas pedagógicas que dialoguem com as comunidades e promovam uma aprendizagem significativa e contextualizada. A pesquisa surge da necessidade de entender como integrar os saberes regionais e culturais às práticas pedagógicas, objetivando uma educação acolhedora e relevante. O problema central reside em compreender como os saberes regionais e a cultura podem ser integrados nas práticas docentes, para desenvolver uma aprendizagem significativa, motivando transformações que valorizem as estruturas culturais, e ao mesmo tempo, atendam as demandas educacionais. A metodologia da pesquisa constitui-se de uma pesquisa bibliográfica de obras de Paulo Freire(2019), que enfatizam a importância da educação como ferramenta libertária e transformadora social. Tardif (2014) e Nóvoa (2009) que acrescentam reflexões sobre o conhecimento dos professores e a formação de educadores; Libâneo (2017) por sua vez, compartilha ideias sobre didática e organização do ensino. Esses referenciais teóricos fornecem uma base confiável para compreender a relação entre o saber e as práticas pedagógicas, orientando a pesquisa, que coletará dados por meio de observações imersivas em escolas, além de entrevistas semiestruturadas com professores, diretores e membros das comunidades locais. Os dados serão analisados utilizando métodos interpretativos, a fim de compreender como os saberes regionais e culturais são incorporados nas práticas pedagógicas. Espera-se que o resultados obtidos na pesquisa possam contribuir para o fortalecimento de práticas pedagógicas que respeitem e integrem os saberes regionais e culturais nas salas de aula, promovendo uma educação transformadora, inclusiva e alinhada às realidades locais. Referências CANDAU, Vera Maria. Educação Intercultural: Experiências, Práticas e Reflexões. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2019. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019. LIBÂNEO, José Carlos. Didática e Prática Educativa. São Paulo: Cortez Editora, 2017. NÓVOA, António. Professores: Imagens do Futuro Presente. Lisboa: Educa, 2009. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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