EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA CRÍTICA E O PLANEJAMENTO ECONÔMICO POR MEIO DA MATEMÁTICA

  • Autor
  • Ana Paula Cardoso Batista
  • Co-autores
  • Kayte Lorrany Soares Santos , Rieuse Lopes Pinto , Kelsilene Durães Saraiva Soares
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta uma experiência desenvolvida com estudantes do Ensino Médio, na temática de Educação Financeira, utilizando conceitos matemáticos como base para a compreensão crítica da organização financeira pessoal e familiar. A proposta envolveu atividades contextualizadas, discussões interativas e avaliações práticas que evidenciaram a importância do consumo consciente, planejamento e controle de gastos. A experiência está sendo realizada com as turmas do 1° ano e tem incentivado os alunos a refletir sobre sua realidade financeira e familiar, promovendo o diálogo, escuta e construção conjunta de saberes.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Financeira, Ensino Médio, Planejamento Econômico
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica