Este trabalho apresenta uma experiência desenvolvida com estudantes do Ensino Médio, na temática de Educação Financeira, utilizando conceitos matemáticos como base para a compreensão crítica da organização financeira pessoal e familiar. A proposta envolveu atividades contextualizadas, discussões interativas e avaliações práticas que evidenciaram a importância do consumo consciente, planejamento e controle de gastos. A experiência está sendo realizada com as turmas do 1° ano e tem incentivado os alunos a refletir sobre sua realidade financeira e familiar, promovendo o diálogo, escuta e construção conjunta de saberes.
BATISTA, Ana Paula Cardoso et al. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA CRÍTICA E O PLANEJAMENTO ECONÔMICO POR MEIO DA MATEMÁTICA.
In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (COPED) - "EDUCAÇÃO E PESQUISA: CONTRADIÇÕES E (IM)POSSIBILIDADES DA SUSTENTABILIDADE” -
Hibrido, 2025. Disponível em: <https://doity.com.br/anais/o-xvi-congresso-nacional-de-pesquisa-em-educao-coped-educao-e-pesquisa-contradies-e-impossibilidade/trabalho/443572>.
Acesso em: 13/09/2025 às 23:54
Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Educação Matemática
Educação e Diversidade
Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Saberes e Práticas Educativas
Políticas Públicas e Gestão da Educação
História da Educação
Infâncias e Educação Infantil
Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED