Diante das atuais demandas da Educação Infantil, vê-se a necessidade de conhecer o perfil dos profissionais que atuam nas instituições escolares. Assim, o presente estudo teve como objetivo traçar o perfil profissiográfico de educadores que atuam na Educação Infantil (EI) em duas localidades do Brasil. A pesquisa de caráter amostral, exploratória e descritiva foi realizada com 364 profissionais, sendo 197 da cidade de Palmas-TO e 167 da cidade de Montes Claros-MG, situadas em duas diferentes macrorregiões do país, mas que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) equiparados de 0,78 e 0,77, respectivamente. Para a obtenção dos dados, foram coletadas informações pessoais e profissionais dos participantes através da aplicação de um questionário. Os resultados apontam que, no contexto da Educação Infantil, há uma prevalência de profissionais do gênero feminino (97,5%) e predomínio da faixa etária de 30 a 49 anos (74,5%). Além disso, mais da metade (52,5%) dos docentes apresentaram 11 anos ou mais de experiência profissional, 75% possuem ensino superior e apenas 13% possuem curso de pós-graduação. No grupo pesquisado, 43,5% dos educadores têm renda entre três e seis salários mínimos. Foi identificado, ainda, que 43% dos profissionais graduados não se lembram ou não frequentaram, durante a graduação, nenhuma disciplina sobre atividade física ou movimento. Somado a isso, 77% dos profissionais nunca participaram de qualquer curso de capacitação sobre o assunto. Por meio dos resultados obtidos verifica-se que existe, ainda hoje, um processo de feminização da Educação Infantil, preservando a perspectiva que atribui ao docente a função cuidadora em relação às crianças. Contata-se também que, embora tenha havida uma ampliação dos cursos de nível superior, os programas de formação e capacitação ainda não abrangem em seus currículos assuntos fundamentais e específicos sobre a infância como os conhecimentos voltados para o desenvolvimento motor e a atividade física na infância.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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