Este estudo de abordagem qualitativa, que se encontra em desenvolvimento, fundamenta-se em uma Revisão Sistemática de Literatura com o objetivo de mapear produções acadêmicas sobre as dificuldades no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A questão que orientará a pesquisa é: quais os possíveis entraves no processo de ensino de Matemática para estudantes da EJA? Considerando que a EJA, para Fonseca (2007, p. 14) é “uma ação educativa dirigida a um sujeito de escolarização básica incompleta ou jamais iniciada e que acorre aos bancos escolares na idade adulta ou na juventude”. A revisão será conduzida conforme o protocolo metodológico proposto por Galvão, Sawada e Trevizan (2004), composto por sete etapas: construção do protocolo, definição da questão orientadora, busca e seleção dos estudos, avaliação crítica, coleta e síntese dos dados. A investigação concentrou-se em teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando os descritores Desafios no ensino de Matemática na EJA, Desafios de ensinar Matemática em turmas de Educação de Jovens e Adultos. Após a busca, elegemos, cinco estudos para o corpus investigativo, que possibilitará uma análise categorial dos principais entraves identificados no processo de ensino da Matemática na EJA.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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