O QUE PESQUISAS DIZEM SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA?

  • Autor
  • Ana Clara Silva Lucas
  • Co-autores
  • Saulo Macedo de Oliveira , Angelica Aparecida Pacheco
  • Resumo
  • Este estudo de abordagem qualitativa, que se encontra em desenvolvimento, fundamenta-se em uma Revisão Sistemática de Literatura com o objetivo de mapear produções acadêmicas sobre as dificuldades no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A questão que orientará a pesquisa é: quais os possíveis entraves no processo de ensino de Matemática para estudantes da EJA? Considerando que a EJA, para Fonseca (2007, p. 14) é “uma ação educativa dirigida a um sujeito de escolarização básica incompleta ou jamais iniciada e que acorre aos bancos escolares na idade adulta ou na juventude”. A revisão será conduzida conforme o protocolo metodológico proposto por Galvão, Sawada e Trevizan (2004), composto por sete etapas: construção do protocolo, definição da questão orientadora, busca e seleção dos estudos, avaliação crítica, coleta e síntese dos dados. A investigação concentrou-se em teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando os descritores Desafios no ensino de Matemática na EJA, Desafios de ensinar Matemática em turmas de Educação de Jovens e Adultos. Após a busca, elegemos, cinco estudos para o corpus investigativo, que possibilitará uma análise categorial dos principais entraves identificados no processo de ensino da Matemática na EJA.

  • Palavras-chave
  • Dificuldade de Aprendizagem em Matemática, Educação Básica, Revisão Sistemática de Literatura
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica