A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA VIVÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Autor
  • maria amanda lopes silva
  • Resumo
  •  

    O presente relato descreve uma oficina realizada na disciplina “Fundamentos e Metodologia da Matemática II”, no 5º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com o objetivo de apresentar propostas lúdicas para o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conduzida pela professora Francely Aparecida dos Santos, no primeiro semestre de 2025, e suas orientandas do Programa de Pós-Graduação em Educação, também da Unimontes., A atividade envolveu brincadeiras adaptadas com intencionalidade pedagógica, como amarelinha, corda, boliche e queimada. A experiência foi fundamentada nas ideias de Smole, Diniz e Cândido (2000), que defendem o brincar como estratégia para desenvolver o raciocínio lógico-matemático. A vivência permitiu aos acadêmicos refletirem sobre a importância do lúdico nos processos de ensino e de aprendizagem e contribuiu para formação docente inicial.

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática. Ludicidade. Brincadeiras infantis.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica