VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS NO ESTÁGIO
Amanda Aguiar Borges
Universidade Estadual de Montes Claros
amandaaguiar3518@gmail.com
Rosana Andrade
Universidade Estadual de Montes Claros
rosana.joao@yahoo.com.br
Eixo: Saberes e práticas Educativas
Palavras-chave:Educação infantil, estágio,práticas
Resumo- Relato de experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O presente estudo fundamenta-se na análise reflexiva das experiências pedagógicas vivenciadas durante o estágio supervisionado, componente curricular do 5º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros. As atividades foram realizadas na etapa da Educação Infantil, em uma unidade do Centro Municipal de Educação Infantil. No desenvolvimento do estágio, foram realizadas ações como a participação em reunião de planejamento, a leitura e análise do Projeto Político-Pedagógico e do calendário escolar, com a identificação dos dias letivos e o acompanhamento das programações culturais promovidas pela instituição. Nesse contexto, foi possível aprofundar a compreensão sobre a realidade educacional da escola no campo de estágio, por meio da observação e participação nas práticas pedagógicas cotidianas, contribuindo significativamente para a formação docente inicial.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
O estágio curricular supervisionado foi estruturado em duas etapas. A primeira consistiu em momentos de observação, participação e monitoria, com o propósito de inserir o estagiário na dinâmica escolar, permitindo-lhe compreender a realidade institucional Nesse período, foi possível conhecer e a leitura do Projeto Político-Pedagógico da instituição. Na segunda etapa, foi realizada a regência, permitindo ao estagiário vivenciar o planejamento e a condução de prática e projeto de intervenção.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
O presente estudo fundamentou-se em Piaget(1976.)Piaget enfatiza que a criança não é um receptor passivo de conhecimento, mas um agente ativo que explora, experimenta e modifica seu ambiente. Essa interação contínua permite a construção de esquemas mentais, que são estruturas cognitivas que organizam e interpretam a realidade.
Resultados da prática
O estágio realizado foi uma experiência essencial para a formação docente. Proporcionou a oportunidade de conhecer o funcionamento da escola e de vivenciar diferentes aspectos da rotina em sala de aula. A prática observada e desenvolvida pela professora colaborou para construção do conhecimento profissional.Assim, o estágio insere o acadêmico no ambiente em que atuará futuramente, permitindo que aprender seja um processo dinâmico, onde o sujeito pensa, age e modifica suas ideias com base no que vive e nas relações que estabelece com o mundo ao seu redor.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação
Participar das atividades no percurso do estágio significa vivenciar o cotidiano em sua realidade. Refletir a partir dessas experiências, identificando quão significativa é essa profissão na vida desse profissional.
Considerações finais
O estágio na Educação Infantil foi uma experiência enriquecedora, que permitiu vivenciar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Enfrentei desafios, especialmente na gestão do tempo para planejar e realizar as atividades. Com o apoio da professora regente, desenvolvi estratégias que me ajudaram a organizar melhor minha rotina. Essa vivência contribuiu para o meu amadurecimento profissional e me preparou melhor para os desafios da docência.
Referências
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica