No Brasil, a Lei nº 14.306, de 3 de março de 2022 reconhece 21 de março como Dia Nacional da Síndrome de Down. Discutir os direitos, desafios e violações de direitos das pessoas com Síndrome de Down é fundamental para garantir uma sociedade equânime. O relato trata do evento organizado por acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em uma instituição de ensino da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. O evento em comemoração ao Dia Nacional da Síndrome de Down ocorreu no dia 21 de Março de 2025 na Escola Estadual Dona Quita Pereira. A justificativa é discutir sobre o Dia Nacional da Síndrome de Down, através de um ambiente acolhedor e participativo. Para a sustentação teórica da prática desenvolvida, foram utilizados dois artigos. Cintra, Veiga e Oliveira (2015) discutem sobre a importância da inclusão e o lúdico como ferramenta de desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down. Saraiva e Kottel (2023) afirmam que o processo de inclusão inicia, efetivamente, na década de 1970. As autoras defendem o trabalho colaborativo para inserção no espaço escolar.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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