DIA NACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MONTES CLAROS, MINAS GERAIS

  • Autor
  • Charles Aquino da Silva
  • Co-autores
  • Izabel de Oliveira Xavier , Maria Clara Barbosa Cavalcante , Maria Fernanda Batista dos Santos
  • Resumo
  • No Brasil, a Lei nº 14.306, de 3 de março de 2022 reconhece 21 de março como Dia Nacional da Síndrome de Down. Discutir os direitos, desafios e violações de direitos das pessoas com Síndrome de Down é fundamental para garantir uma sociedade equânime. O relato trata do evento organizado por acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em uma instituição de ensino da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. O evento em comemoração ao Dia Nacional da Síndrome de Down ocorreu no dia 21 de Março de 2025 na Escola Estadual Dona Quita Pereira. A justificativa é discutir sobre o Dia Nacional da Síndrome de Down, através de um ambiente acolhedor e participativo.  Para a sustentação teórica da prática desenvolvida, foram utilizados dois artigos. Cintra, Veiga e Oliveira (2015) discutem sobre a importância da inclusão e o lúdico como ferramenta de desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down. Saraiva e Kottel (2023) afirmam que o processo de inclusão inicia, efetivamente, na década de 1970. As autoras defendem o trabalho colaborativo para inserção no espaço escolar.

  • Palavras-chave
  • Síndrome de Down, Diálogo, Escola
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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