A Representação Positiva das Crianças Negras na Literatura Infantil e o Perigo de uma História Única

  • Autor
  • Rayane Otilia Zuba de Oliveira
  • Co-autores
  • Rafael Baioni do Nascimento , Mônica Maria Teixeira Amorim
  • Resumo
  • O presente trabalho busca estudar a literatura infantil utilizada na educação básica, tanto em livros literários quanto em livros didáticos, ambos disponibilizados pelo Plano Nacional do Livro Didático e Literário (PNLD) e pelo Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE), objetivando examinar a existência da representação positiva e negativa de crianças negras nesta literatura. Nessa investigação está sendo utilizado o método de pesquisa bibliográfica, que conta com um levantamento de trabalhos que abordam o tema. A pesquisa ainda busca dialogar com trabalhos e idéias de autoras negras feministas.

  • Palavras-chave
  • Representação Positiva; Feminismo Negro; Literatura Infantil.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica