O presente trabalho baseia-se no relato das experiências vivenciadas durante o Estágio I, realizado no 5º período do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros – MG UNIMONTES. A prática foi desenvolvida com crianças do 1° período da Educação Infantil, em uma escola da rede privada de Montes Claros. Ao longo do estágio, participei de atividades de observação e interação com os alunos, estive presente em momentos de planejamento pedagógico e tive acesso ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição, bem como ao calendário escolar. Essas vivências me permitiram compreender a organização da escola, sua proposta educativa e a dinâmica do cotidiano escolar, contribuindo significativamente para minha formação como futura professora.
Problemas norteadores e objetivos
Como o estágio supervisionado contribui para o enfrentamento das inseguranças dos acadêmicos de Pedagogia no início de sua prática docente?
Buscou-se compreender a prática pedagógica da professora da Educação Infantil a partir das experiências vivenciadas no cotidiano escolar e estratégias de ensino-aprendizagem.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
A prática dividiu-se em duas etapas. Na primeira, ocorreram atividades de observação e participação, possibilitando conhecer o PPP, a rotina da turma e momentos de planejamento com a professora regente. Percebi a organização pedagógica da escola e as interações entre crianças, professores e demais profissionais.
Na segunda etapa, iniciei a regência, desenvolvendo conhecimentos adquiridos na graduação. Elaborei e desenvolvi atividades pedagógicas, alinhadas à BNCC e com apoio da professora. Destaque para um projeto de intervenção com foco na psicomotricidade, utilizando a dança como estímulo ao desenvolvimento motor e à socialização. Conduzi ainda uma sequência de aulas com atividades lúdicas e significativas.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
O presente estudo fundamentou-se na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Apoia-se também em Winch (2009), que destaca o estágio como espaço de formação docente, Pimenta (1995), que afirma que o estágio tem como finalidade possibilitar que o acadêmico compreenda a realidade em que irá atuar, além de oferecer vivências concretas que contribuam para reflexões sobre o ensino e as práticas pedagógicas, e em Rêgo (2020), que defende a dança como recurso para o desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil.
Resultados da prática
Refleti criticamente sobre as práticas vividas, reconhecendo desafios como manter a atenção das crianças e celebrando avanços e aprendizados. O estágio representou um espaço de descobertas, trocas e crescimento pessoal e profissional, fortalecendo minha compreensão sobre acolhimento, escuta e sensibilidade na Educação Infantil.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação
Realizar o estágio supervisionado é se submeter ao enfrentamento das inseguranças acadêmicas que surgem no inicio da prática docente. Refletir a partir das experiências, identificando seus limites e potencialidades, é essencial para o fortalecimento da identidade docente e para a construção de uma prática mais consciente e segura.
Considerações finais
O estágio supervisionado é essencial para o desenvolvimento profissional do futuro pedagogo, consolidando conhecimentos e fortalecendo a identidade docente. As experiências vividas contribuem para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a confiança do estagiário, preparando-o para os desafios da sala de aula.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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