A presente pesquisa se justifica diante da necessidade urgente de repensar a formação leitora no ambiente escolar, considerando a crescente instrumentalização do ensino de língua portuguesa, que muitas vezes negligencia a dimensão estética, ética e crítica da literatura. O problema investigado centra-se na seguinte questão: como o letramento literário pode contribuir para a formação integral e humanizadora do sujeito leitor? O objetivo da pesquisa é analisar o papel da literatura, por meio do conceito de letramento literário, na construção de um leitor sensível, crítico e ético, apto a compreender e intervir na realidade social. Fundamenta-se teoricamente em autores como Soares (2006), Candido (1989), Paulino e Cosson (2009), Martins (2006) e Pereira (2015), que concebem a leitura literária como prática formativa, simbólica e social. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica, com base em revisão crítica de literatura e análise interpretativa das contribuições teóricas que articulam literatura, letramento e formação do leitor. Os resultados parciais apontam que o letramento literário, compreendido como prática sociocultural, ultrapassa a mera decodificação textual, favorecendo o desenvolvimento de habilidades interpretativas complexas e promovendo a experiência estética como forma de conhecimento e construção da subjetividade. A leitura literária, nesse sentido, revela-se um caminho de resistência frente à desumanização, ao empobrecimento do sensível e ao imediatismo que marcam a sociedade contemporânea. A pesquisa inscreve-se no eixo temático “Alfabetização, Letramento e outras Linguagens” e articula-se com a pesquisa em Educação ao propor a literatura como instrumento de formação ética, política e cidadã, ressignificando sua função nas práticas pedagógicas escolares. A relevância social do estudo reside na valorização do ensino literário como meio de ampliação de repertório cultural, empatia e consciência crítica, imprescindíveis à construção de sujeitos capazes de compreender e transformar o mundo que habitam.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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