CONTRIBUIÇÕES DE UM CONJUNTO DE TAREFAS SOB À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES

  • Autor
  • Angelica Aparecida Pacheco
  • Co-autores
  • Janine Freitas Mota
  • Resumo
  •  

    O problema de pesquisa que orienta este estudo é: em que medida atividades de tratamento e conversão de registros semióticos, ao serem promovidas por meio de tarefas com utilização de tecnologias digitais, contribuem para a aprendizagem de Sistemas Lineares? A justificativa para esta pesquisa está relacionada ao fato de que, na abordagem dos Sistemas Lineares nos livros didáticos, há predominância dos registros algébrico e natural, em detrimento de outros registros de representação. Duval (2009) destaca a relevância das atividades de conversão ao trabalhar com os conceitos e ideias matemáticas, pois para ele, essa é a atividade cognitiva mais importante. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa constitui em analisar como um conjunto de tarefas com diferentes registros de representação semiótica e auxílio de tecnologias digitais contribuem para a construção do conhecimento referente a Sistemas Lineares. O referencial teórico ancora-se nos estudos de Raymond Duval (2003, 2009). Este pesquisador destaca que cada registro de representação é parcial em relação ao objeto que está sendo representado - daí, a importância da utilização de diferentes registros semióticos no estudo dos conteúdos. A metodologia adotada é qualitativa e se enquadra como um estudo de caso. Foi realizada a aplicação de um conjunto de tarefas em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Montes Claros - MG. Essas tarefas foram elaboradas com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, considerando as atividades cognitivas de tratamento e conversão de registros, bem como questões para serem realizadas com o uso do aplicativo GeoGebra para a representação gráfica dos Sistemas Lineares. A contribuição da pesquisa reside na sua capacidade de contribuir para o campo da Educação Matemática, ao fornecer alternativas metodológicas diferentes de abordar os conteúdos, em especial, com a utilização de tecnologias digitais.

     

  • Palavras-chave
  • Sistemas Lineares. Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Conjunto de Tarefas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica