RELATO DE UMA PRÁTICA MATEMÁTICA: VIVÊNCIA NO PIBID/UNIMONTES NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS

  • Autor
  • TAMIRES DE PAULA DA SILVA
  • Resumo
  • A experiência foi realizada através do PIBID, com foco na Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Dominguinhos Pereira, com alunos do 3º ano. A prática teve como objetivo enfrentar dificuldades dos alunos na compreensão do sistema de numeração decimal e nas operações com reagrupamento, especialmente por meio da leitura e interpretação de diagramas de barras. Em parceria com a professora regente, foram desenvolvidas atividades com recursos visuais e mediação pedagógica individual e em grupo. A intervenção resultou em avanços significativos na aprendizagem dos alunos, principalmente com o uso de diagramas. A experiência foi baseada na teoria e prática de Piaget, Vygotsky e na BNCC, evidenciando o papel transformador do professor e a importância de práticas pedagógicas planejadas e inclusivas.

  • Palavras-chave
  • PIBID. Educação Matemática. diagramas e reagrupamento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica