A CONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS PROCESSOS MEDICALIZANTES

  • Autor
  • Mariana Patrícia Aguiar Silva
  • Co-autores
  • Cesar Rota Junior
  • Resumo
  • Resumo Simples

     

    Com este estudo, analisa-se a medicalização na educação infantil, sob a ótica da Psicologia Histórico-Cultural, e da Psicologia Escolar Crítica. Fundamentado em Vigotski, problematiza-se a redução do desenvolvimento humano a fatores biológicos, visão que desafia concepções universais e fixas da infância, reconhecendo que as práticas e significados associados à criança e ao seu desenvolvimento são influenciados por múltiplos fatores sociais, políticos e econômicos. A Psicologia Escolar Crítica, de Patto, denuncia o uso abusivo de diagnósticos para explicar o fracasso escolar. Argumenta-se que a perspectiva histórico-cultural se contrapõe à medicalização, que prioriza uma visão individual e biológica, fomentando a banalização de diagnósticos psiquiátricos na infância. No contexto da educação infantil, a construção social da infância é atravessada por práticas que, muitas vezes, classificam comportamentos e habilidades infantis com base em padrões normativos. Assim, os diagnósticos precoces acabam por moldar a percepção dos educadores e familiares sobre o que é "normal" e o que é "desviante", rotulando crianças que não se enquadram em determinadas expectativas. Por meio de pesquisa qualitativa em educação, de entrevistas semiestruturadas, e de análise de discurso, como artigo, busca-se desvelar as interpretações da medicalização na educação infantil, e mostrar como se alimenta esse processo nessa perspectiva, incentivando uma reflexão crítica sobre o tema. 

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil. Medicalização. Psicologia escolar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica