DA FAZENDA DO BAÚ AO CORONELATO: A TRAJETÓRIA EMPREENDEDORA DE LÁZARO FRANCISCO SENA

  • Autor
  • Ana Paula Maia Costa Durães
  • Co-autores
  • José Normando Gonçalves Meira
  • Resumo
  • DA FAZENDA DO BAÚ AO CORONELATO: A TRAJETÓRIA EMPREENDEDORA DE LÁZARO FRANCISCO SENA

     

    Ana Paula Maia Costa Durães

    Unimontes

    apmayac@gmail.com

    José Normando Gonçalves Meira

    Unimontes

    jose.meira@unimontes.br

    Eixo: História da Educação

    Palavras-chave: Nova História, Educação, Empreendedorismo Educacional

     

    Resumo Simples

     

    O estudo em andamento faz parte do projeto de pesquisa “Empreendedorismo Educacional no Norte de Minas e Bahia (1935–2022)[1]” desenvolvido no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), e problematiza: Como a trajetória pessoal e educacional de Lázaro Francisco Sena contribuiu para sua ascensão social e profissional, evidenciando aspectos do empreendedorismo educacional? A pesquisa parte do pressuposto de que trajetórias individuais, mesmo em contextos de adversidade social e econômica, podem revelar dinâmicas de mobilidade social impulsionadas pela educação e por atitudes empreendedoras. Objetiva-se analisar a trajetória de vida e escolarização de Lázaro Francisco Sena, destacando como os valores familiares, a educação formal e atitudes empreendedoras impulsionaram sua ascensão pessoal e profissional. Entre os objetivos específicos destacam-se: compreender as influências familiares e socioculturais na formação educacional do biografado; investigar os desafios enfrentados durante sua trajetória escolar e as estratégias de superação; analisar o papel das instituições escolares e dos valores educacionais em sua formação pessoal e profissional; identificar na sua trajetória atitudes empreendedoras como resiliência, disciplina, visão de futuro e mobilidade social; e refletir sobre a educação como meio de superação pessoal, a partir de sua história de vida. Fundamentado na Nova História, o estudo valoriza a trajetória de indivíduos comuns como agentes de transformação social e utiliza o conceito ampliado de empreendedorismo educacional: atitudes que possibilitam a ascensão social a partir das oportunidades educacionais e profissionais. O estudo será embasado em autores como Alberti (2008), Borges (2008), Burke (2011), Marcovitch (2010), Pinsky (2010), Sharpe (2011) e Silva (2010). A metodologia adotará a História Oral, com entrevista semiestruturada realizada com Lázaro Francisco Sena e fontes imagéticas (fotografias e materiais visuais). Também serão usadas como fontes as produções escritas do biografado: Lezinho do Baú (2015) e O Ginásio de Guanambi (2019), com dados para a compreensão de sua trajetória de vida e escolarização. O resultado parcial aponta que, mesmo sem escolarização formal, os pais transmitiram valores que levaram Lázaro a investir nos estudos e se destacar na carreira militar e acadêmica. Espera-se contribuir com a pesquisa em Educação ao evidenciar como os valores familiares, a escolarização e as instituições educacionais foram determinantes na trajetória do biografado, buscando contextualizar sua história dentro das condições sociais e educacionais de sua época.

     

    Referências

     

    ALBERTI, Verena. Fontes Orais: História dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008, p. 155-202.

    BORGES, Vavy Pacheco. Fontes biográficas: Grandezas e misérias da biografia. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008, p. 203-233.

    BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

    MARCOVITCH, Jacques. Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2010.

    SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2011. p. 39–63.

    SENA, Lázaro Francisco. Lezinho do Baú. Montes Claros: Milennium, 2015.

    SENA, Lázaro Francisco. O Ginásio de Guanambi. Montes Claros: Milennium, 2019.

    SILVA, Kalina Vanderley. Biografias. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de História. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 13-28.


    [1] Aprovação ética: Parecer n° 5.896.813/2023.

  • Palavras-chave
  • Nova História, Educação, Empreendedorismo Educacional
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • História da Educação
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica