DA FAZENDA DO BAÚ AO CORONELATO: A TRAJETÓRIA EMPREENDEDORA DE LÁZARO FRANCISCO SENA
Ana Paula Maia Costa Durães
Unimontes
apmayac@gmail.com
José Normando Gonçalves Meira
Unimontes
jose.meira@unimontes.br
Eixo: História da Educação
Palavras-chave: Nova História, Educação, Empreendedorismo Educacional
Resumo Simples
O estudo em andamento faz parte do projeto de pesquisa “Empreendedorismo Educacional no Norte de Minas e Bahia (1935–2022)[1]” desenvolvido no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), e problematiza: Como a trajetória pessoal e educacional de Lázaro Francisco Sena contribuiu para sua ascensão social e profissional, evidenciando aspectos do empreendedorismo educacional? A pesquisa parte do pressuposto de que trajetórias individuais, mesmo em contextos de adversidade social e econômica, podem revelar dinâmicas de mobilidade social impulsionadas pela educação e por atitudes empreendedoras. Objetiva-se analisar a trajetória de vida e escolarização de Lázaro Francisco Sena, destacando como os valores familiares, a educação formal e atitudes empreendedoras impulsionaram sua ascensão pessoal e profissional. Entre os objetivos específicos destacam-se: compreender as influências familiares e socioculturais na formação educacional do biografado; investigar os desafios enfrentados durante sua trajetória escolar e as estratégias de superação; analisar o papel das instituições escolares e dos valores educacionais em sua formação pessoal e profissional; identificar na sua trajetória atitudes empreendedoras como resiliência, disciplina, visão de futuro e mobilidade social; e refletir sobre a educação como meio de superação pessoal, a partir de sua história de vida. Fundamentado na Nova História, o estudo valoriza a trajetória de indivíduos comuns como agentes de transformação social e utiliza o conceito ampliado de empreendedorismo educacional: atitudes que possibilitam a ascensão social a partir das oportunidades educacionais e profissionais. O estudo será embasado em autores como Alberti (2008), Borges (2008), Burke (2011), Marcovitch (2010), Pinsky (2010), Sharpe (2011) e Silva (2010). A metodologia adotará a História Oral, com entrevista semiestruturada realizada com Lázaro Francisco Sena e fontes imagéticas (fotografias e materiais visuais). Também serão usadas como fontes as produções escritas do biografado: Lezinho do Baú (2015) e O Ginásio de Guanambi (2019), com dados para a compreensão de sua trajetória de vida e escolarização. O resultado parcial aponta que, mesmo sem escolarização formal, os pais transmitiram valores que levaram Lázaro a investir nos estudos e se destacar na carreira militar e acadêmica. Espera-se contribuir com a pesquisa em Educação ao evidenciar como os valores familiares, a escolarização e as instituições educacionais foram determinantes na trajetória do biografado, buscando contextualizar sua história dentro das condições sociais e educacionais de sua época.
Referências
[1] Aprovação ética: Parecer n° 5.896.813/2023.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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