O POTENCIAL DO LÚDICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM JOGO DA VELHA

  • Autor
  • Ana Clara Cardoso Costa
  • Co-autores
  • Aniele Adriane Fonseca
  • Resumo
  • Este relato descreve uma experiência de aula lúdica de Matemática realizada por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Matemática. A atividade teve como objetivo tornar o aprendizado mais atrativo e colaborativo, estimulando a participação dos alunos. Fundamentada nas contribuições teóricas de Lobo Costa (2017) e Vygotsky (1991), a prática mostrou-se com potencial para contribuir com a compreensão dos estudantes sobre o conteúdo. A experiência destaca a importância das metodologias ativas na Educação Matemática, tornando o ensino mais dinâmico e inclusivo.

  • Palavras-chave
  • Sistemas Lineares, Jogo da Velha, Atividade Lúdica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica