EDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES NOS DISCURSOS OFICIAIS NACIONAIS: ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE ARGENTINA E BRASIL

  • Autor
  • Francisco Ferrara
  • Resumo
  • Desde o surgimento do sistema formal de ensino, a educação do corpo tem sido uma preocupação central dos Estados modernos como instrumento biopolítico (Foucault, 1998). Este sistema  –juntamente com algumas disciplinas em particular, como a Educação Física– e os discursos que lhe deram forma (re)produziram práticas e constituíram sujeitos particulares. Nos últimos anos, a educação do corpo tem se voltado para a educação das emoções e dos afetos, também conhecida como “virada afetiva” (Ahmed, 2019). Por essa razão, esta pesquisa, que tem origem na Argentina ao analisar os discursos que abordam a educação das emoções e dos afetos no currículo educacional nacional por meio da Educação Integral em Sexualidade, é integrada à análise dos discursos que abordam a mesma questão no documento normativo do Sistema Educacional Brasileiro intitulado “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC). Este estudo comparativo tem como objetivo encontrar semelhanças e diferenças na abordagem teórico-epistemológica que aborda a educação das emoções e dos afetos nos sistemas educacionais da Argentina e do Brasil, por meio da análise dos discursos encontrados nos documentos oficiais da última década (2015-2025). Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa na perspetiva da análise crítica do discurso (ACD), por meio da qual será feita uma abordagem científica de um corpus particular (Diretrizes Curriculares para a Educação Integral em Sexualidade e BNCC).

  • Palavras-chave
  • Discursos; emoções; afectos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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