A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇAO

  • Autor
  • Maria Nice Alves Martins
  • Resumo
  • O uso de jogos matemáticos em sala de aula motiva e desperta o interesse do aluno tornando a aprendizagem mais atraente e  significativa. Em aulas com jogos, o aluno é um ser ativo no seu processo de aprendizagem ao contrário de como se dá em aulas tradicionais em  que ele é um ser passivo. Sabe-se que o jogo possibilita momentos de prazer aos alunos e é considerado um recurso pedagógico importante no aprendizado da Matemática. Em sua obra A criança e o número, Kamii,1990,  defende que o conhecimento matemático não deve ser transmitido de forma mecânica, mas construído ativamente pela criança por meio de experiências significativas e desafiadoras. Segundo essa autora, o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático está diretamente relacionado à autonomia intelectual da criança, que aprende melhor quando envolvida em situações que exigem raciocínio, tomada de decisão e interação com os colegas.Durante o desenvolvimento das atividades do PIBID, planejei e executei uma aula com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental, utilizando o jogo “Eu tenho! Quem tem?” multiplicando números,como estratégia pedagógica. A aula foi realizada no dia 31/03/2025, com o objetivo de revisar conteúdos de forma lúdica, estimular a interação e o trabalho em equipe entre os alunos, desenvolver o pensamento lógico e a concentração dos alunos, reforçar a compreensão da Multiplicação promovendo a participação ativa dos alunos. A dinâmica do jogo consistia em uma sequência de perguntas e respostas em que os alunos, precisavam prestar atenção para identificar sua vez de participar. A proposta favoreceu o raciocínio rápido, a escuta atenta e a cooperação entre os colegas. A experiência   demonstrou que o uso de jogos em sala de aula pode se tornar uma ferramenta pedagógica interessante e interativa  para o ensino de Matemática,além de contribuir para a construção de um ambienteescolar mais participativo.Como pibidiana,essa vivencia reforçou em mim a importância de diversificar as metodologias e considerar o aspecto lúdico como essencial nos processos de ensino  e de aprendizagem.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática. PIBID. Aprendizagem significativa. Jogos matemáticos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica