BRINCAR, SENTIR E APRENDER: AS EMOÇÕES NA PRIMEIRA INFÂNCIA

  • Autor
  • Ana Cecilia Duarte Cordeiro
  • Resumo
  • BRINCAR, SENTIR E APRENDER: AS EMOÇÕES NA PRIMEIRA INFÂNCIA O trabalho relata a experiência de um estágio supervisionado no 5º período do curso de Pedagogia da UNIMONTES, realizado com crianças do Segundo Período da Educação Infantil em uma escola particular de Montes Claros/MG. O projeto teve como foco o desenvolvimento socioemocional das crianças, utilizando a obra O Monstro das Cores, de Anna Llenas, para explorar e trabalhar emoções como alegria, tristeza, raiva, medo e calma. As atividades foram lúdicas, inclusivas e baseadas em uma metodologia investigativa que respeitou as individualidades das crianças. A fundamentação teórica se baseou em autores como Gadotti, Solé e Santos, além da BNCC, que reforça a importância das emoções no processo educativo. Os resultados demonstraram avanços na expressão emocional, melhoria nas interações sociais e maior inclusão, especialmente de um aluno autista. A prática evidenciou a relevância da escuta sensível e da ludicidade para a aprendizagem e formação cidadã na Educação Infantil. 

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Empatia, Autoconhecimento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica