BRINCAR, SENTIR E APRENDER: AS EMOÇÕES NA PRIMEIRA INFÂNCIA O trabalho relata a experiência de um estágio supervisionado no 5º período do curso de Pedagogia da UNIMONTES, realizado com crianças do Segundo Período da Educação Infantil em uma escola particular de Montes Claros/MG. O projeto teve como foco o desenvolvimento socioemocional das crianças, utilizando a obra O Monstro das Cores, de Anna Llenas, para explorar e trabalhar emoções como alegria, tristeza, raiva, medo e calma. As atividades foram lúdicas, inclusivas e baseadas em uma metodologia investigativa que respeitou as individualidades das crianças. A fundamentação teórica se baseou em autores como Gadotti, Solé e Santos, além da BNCC, que reforça a importância das emoções no processo educativo. Os resultados demonstraram avanços na expressão emocional, melhoria nas interações sociais e maior inclusão, especialmente de um aluno autista. A prática evidenciou a relevância da escuta sensível e da ludicidade para a aprendizagem e formação cidadã na Educação Infantil.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica