Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O presente estudo apoia-se no relato de experiência vivenciada durante o estágio supervisionado na Educação Infantil, em uma escola particular, localizada na cidade Montes Claro. Realizado como componente obrigatório do curso de Pedagogia. O Estágio Supervisionado é uma atividade acadêmica essencial que une teoria e prática, permitindo que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos e habilidades em situações reais. O Estágio Curricular tem por objetivo introduzir o graduando dos cursos de licenciatura na realidade escolar no exercício do cotidiano no campo escolar. Neste primeiro momento a desenvoltura do Estágio constou de atividades concretizadas através da imersão no âmbito escolar, caracterização de seus os espaços e observação da dinâmica de sala de aula e a regência.
Problema norteador e objetivos
No decorrer do estágio observei na interação dos alunos a necessidade de uma aula socioemocional com o objetivo de promover a valorização das outras pessoas, compreendendo a importância de construir relações saudáveis em detrimento do consumo, sendo o problema norteador: Como podemos aprender a valorizar as pessoas ao nosso redor e construir relações mais saudáveis, entendendo que o carinho, o respeito e a amizade são mais importantes do que os bens materiais?
Procedimentos metodológicas
Para alcançar o objetivo a proposta metodológica adotada foi baseada em uma sequência prática, lúdica e afetiva. As atividades foram organizadas de maneira progressiva com conversas que introduzem a valorização do outro e o cuidado com o meio ambiente; Oficina de criação do "Cofre dos Elogios" com materiais recicláveis, incentivando a criatividade, a autonomia e a sustentabilidade; Troca simbólica de elogios entre as crianças, que fortalece os laços afetivos e a linguagem emocional e por último a roda de conversa como estratégia de escuta e expressão dos sentimentos, promovendo o desenvolvimento da empatia, da oralidade e da autorreflexão.
Fundamentação teórica que sustentou a prática desenvolvida
A prática foi embasada no campo "O eu, o outro e o nós", promovendo a construção da identidade e das relações interpessoais da BNCC.
Autores como Henri Wallon e Vygotsky também fundamentam esta proposta, ao defenderem que a afetividade, a socialização e a mediação são centrais no desenvolvimento infantil. Wallon destaca que o afeto é a base das interações sociais, e Vygotsky nos mostra que o aprendizado acontece nas relações com o outro, por meio da linguagem e das interações sociais.
Resultados da prática
A atividade demonstrou resultados positivos no campo emocional, social e criativo. As crianças se mostraram envolvidas e engajadas em todos os momentos da sequência, durante a confecção do cofre, expressaram entusiasmo e na hora da troca de elogios gerou reações emocionais muito positivas: muitas crianças se mostraram felizes, emocionadas e orgulhosas ao receber ou dar um elogio, promovendo um ambiente de carinho e respeito mútuo.
No final foi possível observar que as crianças conseguiram refletir sobre o valor dos sentimentos e das pessoas em comparação com os bens materiais, demonstrando uma compreensão afetiva e simbólica do tema.
Relevância social da experiência
Essa experiência instigou a reflexão tanto das crianças quanto a minha. Ela abre espaço para trabalhar temas como empatia, amizade, solidariedade e consumismo de forma lúdica e significativa.
Considerações finais
Após essa vivência em sala de aula, observar e colocar em prática tudo o que aprendi em teoria na Universidade. Me surpreendi muito com essa experiência, ao iniciar o estágio já quase no final do semestre fiquei com receio de não me adequar, porém eu aprendi tanto com a professora e com todos da comunidade escolar, inclusive com os próprios alunos. Me ensinaram que além de tudo quando se trabalha com o que gostamos, mesmo com as dificuldades no final é recompensador.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica