Este relato nasceu de um trabalho de campo realizada com 12 crianças de 5 a 6 anos no CEMEI Nova Vida durante o segundo semestre de 2024, como atividade da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática I, ministrada pela Professora Francely Aparecida dos Santos, no 4º período do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros-MG. O trabalho de campo investigou o desenvolvimento do conceito de número de crianças de 5 a 6 anos de idade, por meio de atividades práticas e lúdicas, como contagem, pareamento, comparação e organização de quantidades. Os resultados mostraram que as crianças apresentam avanços em habilidades como contagem e pareamento, mas ainda enfrentam dificuldades em conservar quantidades e organizar sequências decrescentes. O estudo foi baseado nas teorias de Jean Piaget e defende o uso de materiais concretos e estratégias diferenciadas para favorecer a aprendizagem. Conclui-se que o ensino de Matemática na Educação Infantil precisa respeitar o ritmo individual e usar metodologias ativas para promover a construção significativa do conhecimento e formação do conceito numérico.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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