ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM INFORMATIVA SOBRE OS MEIOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR

  • Autor
  • Ana Flávia Fernandes de Oliveira
  • Co-autores
  • Breno Martielly Araújo Ramos , Lorena Rodrigues Araújo , Thamires da Silva Santos
  • Resumo
  •  

    ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM INFORMATIVA SOBRE OS MEIOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR

    Ana Flávia Fernandes de Oliveira
    Graduanda em Matemática - Unimontes
    anaflaviafernandeswork@outlook.com

    Breno Martielly Araújo Ramos
    Graduando em Matemática - Unimontes
    araujobrenoramos@gmail.com

    Thamires da Silva Santos
    Graduanda em Matemática - Unimontes
    thamiresdasilvasantos2.0@gmail.com

    Lorena Rodrigues Araújo
    Docente – E. E. Carlos Versiani
    lorena.rodrigues.araujo@educacao.mg.gov.br

    Eixo: Políticas Públicas e Gestão da Educação
    Palavras-chave: Vestibular. Ingresso ao Ensino Superior. Universidade

    Resumo – Relato de Experiência

    Este relato descreve uma ação com estudantes do 8º ano da E. E. Carlos Versiani, em Montes Claros-MG, com o objetivo de informá-los sobre formas de ingresso no Ensino Superior, estimulando reflexões sobre o futuro acadêmico. A atividade ampliou o repertório dos alunos e despertou o interesse por novas possibilidades educacionais.

    Contextualização e Justificativa A proposta integrou ações de extensão da Unimontes, buscando apresentar, de forma acessível, os caminhos disponíveis para o ingresso na universidade. Utilizando apresentações dialogadas com apoio de slides, procurou-se despertar a curiosidade dos alunos e mostrar que o Ensino Superior é uma meta possível.

    Problema Norteador e Objetivos

    Com base na pergunta “Como promover informações a estudantes da Educação Básica que facilitem o acesso ao Ensino Superior? ”, os objetivos foram: fomentar o interesse pelo Ensino Superior; estimular a participação em processos seletivos; e esclarecer os meios de acesso disponíveis.

    Procedimentos Metodológicos

    A atividade ocorreu na Sala de Informática e abordou temas como OBMEP, ENEM, PAES/Unimontes, concursos públicos e IFNMG. As falas, conduzidas de forma interativa, promoveram a participação ativa dos alunos e o esclarecimento de dúvidas, respeitando seu nível de compreensão.

    Fundamentação Teórica

    A iniciativa apoia-se na BNCC, que visa preparar o aluno para a vida acadêmica e profissional (BRASIL, 2018); no ENEM e seu modelo por competências (INEP, 2023); nas diretrizes do PAES (COTEPS/Unimontes, 2024); nas políticas de acesso do IFNMG (2023); e nos concursos públicos como alternativa de inserção profissional (MGI, 2023).

    Resultados da Prática

    A prática evidenciou que os alunos passaram a compreender melhor os caminhos possíveis para o Ensino Superior e demonstraram maior interesse pela continuidade dos estudos. Os retornos dos participantes destacaram o impacto positivo da ação em suas perspectivas educacionais.

    Relevância Social e Relações com o Eixo Temático do COPED

    A atividade teve relevância social ao aproximar estudantes do Ensino Fundamental da realidade universitária, contribuindo para a redução de desigualdades no acesso à educação. Está alinhada ao eixo temático do COPED por promover inclusão e equidade como instrumentos de transformação social.

    Considerações Finais

    A ação mostrou-se eficaz ao utilizar práticas pedagógicas interativas que incentivam o acesso ao Ensino Superior. Reforçou a importância do planejamento acadêmico desde os anos finais da Educação Básica e destacou-se como estratégia relevante para a formação integral dos estudantes e para o fortalecimento da justiça social.

    Referências

    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 25 abr. 2025.

    BRASIL. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Concursos Públicos Federais. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/gestao. Acesso em: 25 abr. 2025.

    INEP. Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep. Acesso em: 25 abr. 2025.

    UNIMONTES. PAES. 2024. Disponível em: https://www.coteps.unimontes.br/paes/. Acesso em: 25 abr. 2025.

    IFNMG. Processos seletivos e políticas de acesso. 2023. Disponível em: https://ifnmg.edu.br/processoseletivo. Acesso em: 25 abr. 2025.

  • Palavras-chave
  • Vestibular, Ingresso ao Ensino Superior, Universidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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