ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM INFORMATIVA SOBRE OS MEIOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR
Ana Flávia Fernandes de Oliveira
Graduanda em Matemática - Unimontes
anaflaviafernandeswork@outlook.com
Breno Martielly Araújo Ramos
Graduando em Matemática - Unimontes
araujobrenoramos@gmail.com
Thamires da Silva Santos
Graduanda em Matemática - Unimontes
thamiresdasilvasantos2.0@gmail.com
Lorena Rodrigues Araújo
Docente – E. E. Carlos Versiani
lorena.rodrigues.araujo@educacao.mg.gov.br
Palavras-chave: Vestibular. Ingresso ao Ensino Superior. Universidade
Resumo – Relato de Experiência
Este relato descreve uma ação com estudantes do 8º ano da E. E. Carlos Versiani, em Montes Claros-MG, com o objetivo de informá-los sobre formas de ingresso no Ensino Superior, estimulando reflexões sobre o futuro acadêmico. A atividade ampliou o repertório dos alunos e despertou o interesse por novas possibilidades educacionais.
Problema Norteador e Objetivos
Procedimentos Metodológicos
A atividade ocorreu na Sala de Informática e abordou temas como OBMEP, ENEM, PAES/Unimontes, concursos públicos e IFNMG. As falas, conduzidas de forma interativa, promoveram a participação ativa dos alunos e o esclarecimento de dúvidas, respeitando seu nível de compreensão.
Fundamentação Teórica
A iniciativa apoia-se na BNCC, que visa preparar o aluno para a vida acadêmica e profissional (BRASIL, 2018); no ENEM e seu modelo por competências (INEP, 2023); nas diretrizes do PAES (COTEPS/Unimontes, 2024); nas políticas de acesso do IFNMG (2023); e nos concursos públicos como alternativa de inserção profissional (MGI, 2023).
Resultados da Prática
A prática evidenciou que os alunos passaram a compreender melhor os caminhos possíveis para o Ensino Superior e demonstraram maior interesse pela continuidade dos estudos. Os retornos dos participantes destacaram o impacto positivo da ação em suas perspectivas educacionais.
Relevância Social e Relações com o Eixo Temático do COPED
A atividade teve relevância social ao aproximar estudantes do Ensino Fundamental da realidade universitária, contribuindo para a redução de desigualdades no acesso à educação. Está alinhada ao eixo temático do COPED por promover inclusão e equidade como instrumentos de transformação social.
Considerações Finais
Referências
INEP. Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep. Acesso em: 25 abr. 2025.
IFNMG. Processos seletivos e políticas de acesso. 2023. Disponível em: https://ifnmg.edu.br/processoseletivo. Acesso em: 25 abr. 2025.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica