A EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA

  • Autor
  • Joelane Souza Da Silva
  • Co-autores
  • Ana Clara Oliveira Pires , Késia Cárita Ferreira Paz
  • Resumo
  • Este relato de experiência descreve uma intervenção pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na adaptação do ensino às particularidades dos alunos, cujas idades e níveis de aprendizagem variam significativamente. A prática envolveu o uso de atividades lúdicas, como um jogo de bingo com palavras e uma dinâmica sobre frutas, para promover o engajamento e a aprendizagem significativa. A fundamentação teórica foi baseada nas obras de Vygotsky, que destaca a mediação no desenvolvimento, e Freire, que valoriza o saber prévio e o diálogo. Os resultados indicam que, apesar de alguma resistência inicial, as atividades foram bem recebidas, contribuindo para a participação ativa dos alunos e o reconhecimento da importância dos conteúdos abordados. A experiência ressaltou a importância de práticas pedagógicas contextualizadas e respeitosas, capazes de fortalecer a permanência e motivação dos estudantes na escola. A utilização do lúdico se mostrou eficaz como estratégia pedagógica no contexto da EJA.

    Palavras-chave: EJA, desafios pedagógicos, alfabetização

     

  • Palavras-chave
  • EJA, desafios pedagógicos, alfabetização
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica