O relato descreve atividades desenvolvidas por meio do PIBID em uma escola estadual de Montes Claros-MG, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A proposta buscou tornar o ensino da Matemática mais significativo e prazeroso, rompendo com métodos tradicionais baseados na memorização. Fundamentada em autores como Kamii, Lorenzato e Kishimoto, e orientada por documentos como a BNCC e o Currículo de Referência de Minas Gerais, a iniciativa utilizou jogos corporais (como boliche e bola ao cesto) para estimular o raciocínio lógico-matemático e promover o aprendizado por meio da ludicidade. As atividades, realizadas em grupo, envolveram contagem, registro e discussão dos resultados das operações. A avaliação, feita por observação e relatos, indicou avanços na compreensão de adição e subtração, além de melhorias na cooperação e no respeito às regras. O trabalho reforça a importância de metodologias lúdicas para tornar a aprendizagem matemática mais afetiva e menos traumática.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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