A PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • Autor
  • Deborah Karoline Corsino Oliveira
  • Resumo
  • O trabalho relata uma experiência de estágio supervisionado em um Centro de Educação Infantil (CEMEI) de Montes Claros, com crianças de 5 anos. O objetivo foi investigar estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento integral das crianças, conforme os princípios da BNCC. A metodologia envolveu observações da rotina escolar e aplicação de atividades lúdicas com foco em resolução de problemas, pensamento lógico e consciência fonológica. A fundamentação teórica baseou-se em Vygotsky, Piaget e na BNCC. Os resultados evidenciaram avanços cognitivos, sociais e físicos das crianças, destacando a importância do professor como mediador no processo educativo. A experiência contribuiu para a formação da estagiária e para a reflexão sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil.

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento Integral, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica