A EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PIBID: DESAFIOS E APRENDIZADOS NA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA

  • Autor
  • Richard Samoel Soares Durães
  • Resumo
  •  

    Este relato apresenta as ações desenvolvidas no âmbito do PIBID, por licenciandos em Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros, na Escola Estadual Eloy Pereira, com turmas de alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio. O objetivo dessas ações foi suprir defasagens de aprendizagem dos alunos, e, para isso, foi realizado uma revisão de conteúdos como expressões numéricas, equações e tabuadas no 1º ano e cálculo de medida de área de figuras planas e cálculo de medida de volume de prismas e pirâmides no 3º ano.

    Os planejamentos foram realizados em parceria com a Professora Supervisora, com base nas observações de aula e nas demandas percebidas pelos licenciandos. As metodologias envolveram atividades práticas, correções de exercícios e resolução de problemas de forma coletiva e acompanhamento individual. A fundamentação teórica teve como base autores que discutem a formação docente na prática e, principalmente, a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (2003), que defende que a aprendizagem se torna mais eficaz quando os novos conhecimentos se conectam de maneira clara e significativa ao que o aluno já sabe, valorizando seus saberes prévios e favorecendo a construção de novos sentidos.

    A experiência mostrou resultados positivos: maior participação dos alunos, avanços no domínio dos conteúdos e fortalecimento dos processos de ensino e de aprendizagem. A relevância social está na aproximação entre a formação inicial e a realidade escolar, promovendo melhorias na educação pública. O trabalho dialoga com o eixo do XVI COPED ao demonstrar como a prática docente pode transformar desafios em possibilidades concretas.

  • Palavras-chave
  • PIBID, Formação docente, Ensino de matemática, Práticas pedagógicas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica