RELAÇÕES ENTRE OS DOCUMENTOS NORTEADORES DO CURRÍCULO E O ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE JUIZ DE FORA-MG UMA PROPOSTA DE PESQUISA

  • Autor
  • SERGIO CANDIDO DE OSCAR
  • Co-autores
  • Raiana Maciel do Carmo
  • Resumo
  • Este resumo apresenta uma proposta de pesquisa que tem como foco o ensino de música nas escolas públicas municipais de Juiz de Fora-MG, analisando a intrincada relação entre o currículo prescrito, delineado pelos documentos norteadores, e as práticas pedagógicas efetivamente implementadas pelos professores de música dessas escolas. Essa investigação se justifica pela necessidade de aprofundar a compreensão de como as diretrizes curriculares são traduzidas em sala de aula, considerando os desafios e as possibilidades encontradas pelos educadores no cotidiano escolar.  No contexto educacional brasileiro, a música desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos, contribuindo para a formação de sua sensibilidade estética, cognição e sociabilidade. No entanto, a efetivação do ensino de música nas escolas públicas enfrenta diversos obstáculos, como a falta de recursos materiais e humanos, a formação específica dos professores e a valorização da disciplina no currículo escolar. Diante desse cenário, a pesquisa apresenta o seguinte problema de pesquisa: Como as diretrizes curriculares reverberam no trabalho docente dos professores de música das escolas municipais de Juiz de Fora-MG? O objetivo geral é analisar a relação entre o currículo prescrito de música e as práticas pedagógicas dos professores nas escolas públicas municipais de Juiz de Fora, a fim de compreender de que maneira as diretrizes curriculares influenciam o trabalho docente. O referencial teórico é constituído pelos seguintes eixos temáticos: Políticas Curriculares, Educação e Educação Musical (Aguiar, 2020; Figueiredo, 2016);  Desenvolvimento do currículo (Sacristan, 2017) e Música na Educação Básica (Penna, 2016; Carmo e Matos, 2024). A metodologia contemplará uma abordagem qualitativa com caráter exploratório e utilizará os procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e da pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados serão aplicados questionários autoadministrados com professores (as) de música das escolas municipais de Juiz de Fora-MG. 

     

    Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para a reflexão crítica sobre o ensino de música nas escolas públicas municipais, fornecendo subsídios para a formulação de políticas educacionais mais efetivas e para a formação continuada dos professores, visando aprimorar a qualidade do ensino de música e promover o acesso de todos os alunos a uma educação musical de qualidade.

     
  • Palavras-chave
  • Políticas curriculares. Práticas pedagógicas. Ensino de Música.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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