Este estudo, baseado em minha pesquisa de doutorado em andamento, propõe-se a explorar o papel da Educação Assistida por Animais (EAA) como estratégia para trabalhar aspectos pedagógicos no âmbito escolar. A EAA é a utilização direta de animais como recurso pedagógico e pode ser aplicada nas seguintes áreas: educação convencional, educação especial, educação voltada à saúde; trabalho com sentimentos e valores; cuidados com animais (Petenucci; Cunha, 2020). Por ser um tema ainda pouco conhecido, é importante que se faça um levantamento do panorama atual dessa prática no Brasil, a fim de verificar os caminhos já percorridos e as possibilidades futuras de atuação. Assim, apresentamos o seguinte problema de pesquisa: qual é o panorama atual da educação assistida por animais no Brasil? O objetivo do trabalho é investigar o horizonte de atuação da EAA no contexto brasileiro, focando no seu percurso histórico, na regulamentação de sua prática e nas crenças dos educadores sobre essa intervenção. O método empregado será a pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos brasileiros publicados na área. Partiremos das contribuições de Borba (2017), Correa Duque (2019), Munhoz (2022) e Petenucci e Cunha (2020), além dos guidelines publicados pelas organizações internacionais que regulamentam os Serviços Assistidos por Animais (SAA), como a International Association of Human-Animal Interaction Organizations (IAHAIO) e a Animal Assisted Intervention International (AAII).Também será realizada uma pesquisa documental sobre a legislação que regulamenta a prática dos SAA no contexto brasileiro e uma entrevista com educadores sobre suas crenças com relação à utilização de animais no cenário educacional. A pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer e avaliar as práticas educativas referentes à utilização dos animais no âmbito pedagógico. Como se configura como uma prática ainda recente no Brasil, a pesquisa pode auxiliar na disseminação do conhecimento sobre a EAA e do seu potencial pedagógico, além de contribuir para a construção de políticas públicas que incentivem sua implementação nas escolas brasileiras. Os resultados parciais apontam para uma prática relativamente recente e realizada em poucas instituições, além de uma legislação ainda insuficiente, mas com crescente interesse pela área, o que pode ser verificado por meio do gradual aumento das publicações sobre a temática. Ao compreender o potencial transformador da EAA, espera-se contribuir não apenas para a prática pedagógica, mas também para a construção de ambientes educacionais mais humanizados e adaptáveis às necessidades individuais visando promover uma educação verdadeiramente transformadora.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica