O trabalho é recorte de uma pesquisa de pós-doutorado desenvolvida no Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Refere-se a uma experiência formativa desenvolvida com um grupo de professores de Matemática de uma escola pública paulista, com o objetivo de promover a reflexão docente. A ação faz parte da formação continuada prevista na rotina escolar, na qual os professores da área de Exatas dispõem semanalmente de duas horas para estudos e discussões pedagógicas. Esses momentos formativos são organizados por um grupo de formadores composto pelo diretor, pelas coordenadoras pedagógicas e pela coordenadora da área de Exatas. O foco e objetivo desse estudo é apresentar o processo de planejamento dos encontros formativos. Busca-se evidenciar como esse planejamento pode ser significativo, formativo e, sobretudo, promover práticas reflexivas entre os envolvidos. O referencial teórico fundamenta-se nos conceitos de professor reflexivo Schön (1983) e de escola reflexiva Alarcão (2011), defendendo a ideia de que a reflexão é essencial à prática docente. O professor reflexivo é capaz de agir com consciência durante o ato pedagógico, tomando decisões que favoreçam a aprendizagem dos estudantes; um profissional reflexivo não se forma espontaneamente: é preciso criar condições no ambiente escolar que favoreçam seu desenvolvimento. Nesse sentido, a escola também deve se constituir como um espaço reflexivo, que promova momentos de estudo coletivo, escuta das demandas da comunidade escolar e oportunidades para que os professores analisem criticamente suas práticas. A ação formativa focalizada se alinha à perspectiva da pesquisa-formação, metodologia que articula prática e teoria, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores. Essa abordagem compreende três momentos interligados: planejar (antecipar e organizar ações e estratégias); implementar (executar as ações planejadas); e avaliar (comparar os resultados alcançados com os objetivos definidos). Com base nas perguntas norteadoras dirigidas ao grupo de formadores — Qual a intencionalidade do grupo ao planejar as ações formativas? e O que é considerado no momento do planejamento das formações? — buscamos compreender o processo de reflexão vivenciado por esse coletivo. A análise evidencia que o grupo busca promover, com o planejamento, experiências formativas que estimulem a reflexão dos professores de Matemática sobre seus próprios processos de ensino e de aprendizagem. Tanto professores quanto formadores vivenciam um processo contínuo de reflexão, no qual repensam suas práticas, sua formação e sua atuação profissional. Esse movimento reflexivo é sustentado pelo estudo prévio, pelo embasamento teórico e pelo trabalho coletivo. As discussões promovidas nos encontros formativos geram novos questionamentos, que se traduzem em aulas mais qualificadas, melhor relação com os estudantes e constante aprimoramento profissional.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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