Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a inclusão de autoras da literatura brasileira na formação leitora de crianças, jovens e adultos, considerando o apagamento histórico que sofrem no campo literário e educacional. A pesquisa parte da constatação de que Lucia Miguel Pereira (1901/1959) e Maria José de Queiroz (1934/2023), embora tenham produzido obras voltadas tanto para o público infantil quanto adulto, permanecem pouco lidas na academia e nos espaços escolares. Tal invisibilidade reforça o predomínio de um cânone literário que historicamente privilegia autores homens e afasta vozes femininas. Nesse sentido, a investigação justifica-se pela necessidade de ampliar o debate sobre o lugar das mulheres na história da literatura brasileira, promovendo a valorização de suas produções e propondo sua inclusão em práticas de letramento literário na Educação Básica. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos estudos de Duarte (2020) e Muzart (1995), que abordam os processos de exclusão de autoras do cânone. Almeida (2011), tece considerações da produção literária infantil e adulta de Lucia Miguel Pereira. Segundo Barbosa (2018), Maria José de Queiroz é uma escritora mineira que começou a publicar, ainda muito jovem, ensaios críticos, romances, versos, contos e duas obras de literatura infantojuvenil. O procedimento metodológico adotado é o levantamento bibliográfico, conforme Gil (2002), priorizando materiais já estruturados sobre as escritoras em questão. Até o momento, os resultados parciais indicam a existência de uma produção literária expressiva e rica, capaz de dialogar com diferentes faixas etárias e contextos escolares, além de evidenciar o potencial dessas autoras para integrar práticas pedagógicas plurais e inclusivas.
Referências
ALMEIDA, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de. O Legado Ficcional de Lúcia Miguel Pereira: Escritos da Tradição. Florianópolis: Editora Mulheres, 2011.
BARBOSA, Maria Lúcia. História e memória na ficção de Maria José de Queiroz. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
MUZART, Zahidé Lupinacci. A questão do cânone. Anuário de Literatura 3, [S. l], p. 85-94, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/download/5277/4657. Acesso em: 10 ago. 2024.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica