CURRÍCULO E OS SABERES DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO INFANTIL

  • Autor
  • SIDNEA LOPES SILVA
  • Resumo
  • Este estudo objetiva identificar os saberes teóricos e práticos necessários às professoras atuantes na Educação Infantil, para a construção do pensamento geométrico da criança. Justifica-se pelas das concepções advindas ao longo do tempo sobre infância e criança, bem como pelas respectivas demandas que o trabalho docente com crianças pequenas exige. Tida como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil visa o pleno desenvolvimento da criança. Nesse contexto, questionamos: quais os saberes essenciais, teóricos e práticos, necessários às professoras para promover a construção do pensamento geométrico de crianças pequenas, na Educação Infantil? Recorremos à pesquisa bibliográfica numa abordagem qualitativa e nos Referenciais Curriculares Oficiais destinados à Educação Infantil. Embasamo-nos em Tardif (2005) e Nóvoa (2022) que discutem sobre a diversidade de conceituação para saberes docentes e em Lorenzato (2006), Smole, Diniz e Candido (2014), Da Costa et al. (2018) e Souza (2007), dentre outros, os quais elencam saberes teóricos e práticos necessários às professoras para se promover o pensamento geométrico. Sob essa perspectiva, os estudos analisados caracterizam os saberes docentes em: a) Saberes Teóricos – conhecimentos específicos relativos à Geometria, desenvolvimento infantil, conhecimento e compreensão das propostas do Currículo da Educação Infantil; b) Saberes práticos – domínio na utilização e proposição de recursos e atividades para o pleno desenvolvimento da criança que a permita observar, manipular, hipotetizar, verbalizar, registrar e abstrair ideias do pensamento geométrico; c) Saberes sobre si mesmo – compreensão do próprio contexto – pessoal, acadêmico e profissional – do passado e do presente, que possibilite reflexões sobre as próprias potencialidades e limitações para a tomada de decisões assertivas que contribuam para a melhoria da atuação junto às crianças, ao mesmo tempo em que contribui para a construção do pensamento geométrico. Os resultados iniciais demonstram que mobilizar esses saberes na prática cotidiana pode impactar diretamente no modo como as crianças perceberão a Matemática coexistente à Geometria.

  • Palavras-chave
  • Currículo. Saberes docentes. Pensamento Geométrico Infantil.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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