ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO EM SALA DE AULA

  • Autor
  • Ranya Gabriele Alves da Silva
  • Co-autores
  • Núbia Fabiane dos Anjos Duarte , Jeane Aparecida dos Santos , Zenaide Francisca Mendes da Silva
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    Este relato trata da experiência realizada dentro do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros. Tem como objetivo, analisar quais habilidades de letramento são desenvolvidas pelos alunos a partir de práticas lúdicas trabalhadas em sala de aula. O público-alvo desta pesquisa foram alunos do 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública. A discussão teve como base teórica a obra “Alfabetização e Letramento na Sala de Aula” de Maria Lúcia Castanheira. Este trabalho é relevante por contribuir para o desenvolvimento de práticas lúdicas em contextos significativos de aprendizagem na área da educação.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Gêneros Textuais. Ludicidade. Letramento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica