VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Autor
  • Patrícia Fortuna Wanderley Prazeres
  • Resumo
  • ARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.                                                     

    Resumo O artigo visa divulgar alguns resultados obtidos a partir de uma pesquisa realizada no contexto de um programa de Pós-Graduação em Educação, cujo objetivo principal foi investigar diversas formas como professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental de educação de jovens e adultos consideram, em suas práticas cotidianas, as variedades linguísticas faladas pelos alunos. Ao mesmo tempo, procuramos compreender as diversas formas como desenvolvem suas práticas educativas em relação ao fenômeno da variação linguística. Pretendemos, também, caracterizar os sujeitos da educação de jovens e adultos e refletir acerca da visão dos alunos em relação ao trabalho pedagógico com a linguagem desenvolvido pelas professoras que participaram do estudo. Foram realizadas entrevistas a duas professoras que atuam na EJA na rede pública do município do Rio de Janeiro e a onze alunos das turmas dessas professoras. A pesquisa evidenciou concepções sobre a língua falada que se sustentam numa noção de língua única e homogênea e a desvalorização das variedades linguísticas faladas pelos educandos, principalmente das variedades regionais.  

  • Palavras-chave
  • Educação, linguagem, fenômeno linguístico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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