EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: SABERES E PRÁXIS PEDAGÓGICA DE UMA EDUCADORA DA EJA

  • Autor
  • REGINA COELE CORDEIRO
  • Co-autores
  • MARIA CLARISSE VIEIRA
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa de doutorado que investiga a formação e a prática docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base em entrevistas narrativas realizadas com educadores atuantes em contextos formais e não formais. O texto enfoca a trajetória de uma educadora com destacada atuação na EJA e na educação popular no município de Montes Claros/MG, na década de 1990 e 2000. Sua narrativa permite refletir sobre as relações entre vida, formação e prática educativa, evidenciando como saberes construídos na experiência contribuem para a constituição de uma práxis pedagógica orientada por princípios da pedagogia freiriana.

  • Palavras-chave
  • Educação de Jovens e Adultos; Saberes docentes; Práxis pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica