VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS ANOS INICIAIS

  • Autor
  • Anna Gabrielle Souza Silva
  • Co-autores
  • Emanuelly Rodrigues de Souza , Sérgio Renato Oliveira
  • Resumo
  •  

    Segundo Paulo Freire (1996), ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as condições para sua produção ou construção. Com isso em mente, este relato descreve minha experiência no estágio supervisionado na Pré-escola, localizada no município de Almenara-MG. Durante esse período, atuei em uma turma do Maternal II, composta por 15 alunos de 3 a 4 anos de idade. Participei ativamente da rotina escolar e aprendi a lidar com diferentes ritmos e necessidades, compreendendo que cada criança possui uma forma única de aprender e se desenvolver. Tive a oportunidade de desenvolver habilidades no planejamento e execução de atividades, como as de pintura, nas quais os alunos exploraram cores e texturas de forma livre, promovendo o desenvolvimento da coordenação motora fina. Uma das atividades que mais encantou as crianças foi a contação de histórias curtas e emocionantes, narradas com o uso de expressões faciais, vozes distintas e elementos visuais. Essas histórias prenderam a atenção dos alunos e estimularam sua imaginação. Ao longo dos dias, outras atividades e metodologias também foram implementadas, como o uso de massinhas de modelar, blocos de montar, colagens, danças e brincadeiras. Foi gratificante observar a alegria dos alunos e seu desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social. Além disso, tive a oportunidade de vivenciar os desafios reais da profissão, desde a gestão de sala de aula até o relacionamento com os pais, passando por situações cotidianas que fortalecem nossa capacidade de enfrentar os desafios da carreira com confiança e competência. Por fim, essa experiência de estágio supervisionado na educação infantil dos anos iniciais proporcionou uma vivência prática que, juntamente com o conhecimento teórico adquirido na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), contribuiu significativamente para o desenvolvimento das minhas habilidades pedagógicas, sociais e emocionais, essenciais para minha futura atuação como professora.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil- Estágio Supervisionado- Experiências
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica