Segundo Paulo Freire (1996), ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as condições para sua produção ou construção. Com isso em mente, este relato descreve minha experiência no estágio supervisionado na Pré-escola, localizada no município de Almenara-MG. Durante esse período, atuei em uma turma do Maternal II, composta por 15 alunos de 3 a 4 anos de idade. Participei ativamente da rotina escolar e aprendi a lidar com diferentes ritmos e necessidades, compreendendo que cada criança possui uma forma única de aprender e se desenvolver. Tive a oportunidade de desenvolver habilidades no planejamento e execução de atividades, como as de pintura, nas quais os alunos exploraram cores e texturas de forma livre, promovendo o desenvolvimento da coordenação motora fina. Uma das atividades que mais encantou as crianças foi a contação de histórias curtas e emocionantes, narradas com o uso de expressões faciais, vozes distintas e elementos visuais. Essas histórias prenderam a atenção dos alunos e estimularam sua imaginação. Ao longo dos dias, outras atividades e metodologias também foram implementadas, como o uso de massinhas de modelar, blocos de montar, colagens, danças e brincadeiras. Foi gratificante observar a alegria dos alunos e seu desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social. Além disso, tive a oportunidade de vivenciar os desafios reais da profissão, desde a gestão de sala de aula até o relacionamento com os pais, passando por situações cotidianas que fortalecem nossa capacidade de enfrentar os desafios da carreira com confiança e competência. Por fim, essa experiência de estágio supervisionado na educação infantil dos anos iniciais proporcionou uma vivência prática que, juntamente com o conhecimento teórico adquirido na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), contribuiu significativamente para o desenvolvimento das minhas habilidades pedagógicas, sociais e emocionais, essenciais para minha futura atuação como professora.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica