PROJETO LEITURA DE MUNDO

  • Autor
  • BRUNA EMANUELE SANTANA RIBEIRO DE MELO
  • Resumo
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    Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    O Projeto Leitura de Mundo surge como uma resposta às necessidades educacionais e profissionais dos jovens de escolas públicas e de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas cidades de Francisco Sá, São Geraldo, Camarinhas e Canabrava, no estado de Minas Gerais. A prática é fundamentada pela ideia de que a educação viabiliza a transformação social e individual, sendo um meio para o alcance de um futuro melhor.

     

    Problema norteador e objetivos

    O problema central que orienta o projeto é a dificuldade de acesso à educação e a falta de oportunidades educacionais e profissionais para jovens de escolas públicas e pessoas em situação de vulnerabilidade. Diante disso, o projeto tem como principais objetivos facilitar o acesso à educação e ampliar as oportunidades educacionais, especialmente para jovens de escolas públicas. Busca também reduzir as desigualdades educacionais, oferecendo preparação para o exame do vestibular, orientação profissional e cursos profissionalizantes.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Para atingir os objetivos propostos, o projeto se estruturou em ações que visam atender de forma ampla e integrada às necessidades educacionais, profissionais e sociais dos participantes. Entre essas ações, destacam-se o Pré-Vestibular Gratuito, que oferece uma preparação intensiva para o acesso ao ensino superior; os Cursos Profissionalizantes, voltados ao desenvolvimento de habilidades técnicas que aumentam a empregabilidade e fortalecem a autoestima; a Orientação Profissional e o Acompanhamento Psicológico, que garantem um atendimento individualizado voltado ao bem-estar emocional e ao sucesso acadêmico; o Reforço Escolar, que apoia alunos com dificuldades em conteúdos básicos, promovendo a equidade no processo de aprendizagem; a Capacitação de Professores, com formações contínuas, palestras e ferramentas práticas que fortalecem a atuação docente.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    A prática do Projeto Leitura de Mundo é sustentada por princípios teóricos que guiam as ações educacionais em consonância com as políticas públicas brasileiras. As orientações da Base Nacional Comum Curricular, do Plano Nacional de Educação, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação formam a base normativa do projeto. Tais documentos garantem que as práticas educacionais sigam os princípios de equidade, inclusão, e qualidade, assegurando que todos os alunos, independentemente de sua origem social ou econômica, tenham acesso à educação.

     

    Resultados da prática

    Os resultados observados ao longo da implementação do projeto indicam um impacto significativo na vida dos participantes. Destacam-se o aumento no desempenho acadêmico; o desenvolvimento emocional e psicológico, promovido pelo acompanhamento psicológico e psicopedagógico; além do maior engajamento da comunidade, que passou a participar de forma mais ativa nas ações educacionais e culturais promovidas pelo projeto.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    O Projeto Leitura de Mundo tem relevância social, pois atua diretamente no fortalecimento da educação pública e na promoção da igualdade de oportunidades para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa também se alinha com os eixos temáticos do COPED relacionados à educação inclusiva, responsabilidade social e formação de professores.

     

    Considerações finais

    O Projeto Leitura de Mundo é um exemplo de como iniciativas educacionais bem estruturadas podem transformar realidades e oferecer oportunidades de crescimento. A experiência demonstra que a educação deve ser um processo contínuo e acessível, capaz de atender às necessidades de todos os indivíduos, independentemente de sua origem ou contexto social.

     

  • Palavras-chave
  • Desigualdade educacional, Educação significativa
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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