Adriana Lopes Martins PPGE/Unimontes adriana.lopes.martins1997@gmail.com
Dra. Francely Aparecida dos Santos PPGE/Unimontes francely.santos@unimontes.br
Eixo: Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: PPGE. Seminário Temático I. Projeto de pesquisa.
Resumo – Relato de Experiência
Este relato apresenta a experiência de participar e conduzir um seminário na disciplina “Epistemologia e Pesquisa em Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), sob orientação da Profª Drª Francely Aparecida dos Santos. A atividade teve como base a obra Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade (Minayo, 2002) e foi uma oportunidade de vivenciar a construção de um projeto de pesquisa e refletir sobre os desafios da produção do conhecimento no campo educacional.
A experiência ocorreu no contexto da disciplina “Epistemologia e Pesquisa em Educação” cujo objetivo era oferecer fundamentos teóricos e práticos para a elaboração de projetos de pesquisa. A escolha da obra de Minayo (2002) se justifica por sua relevância teórica e crítica, com ênfase em métodos qualitativos, amplamente utilizados nas ciências humanas e sociais.
O problema norteador da experiência foi articular os elementos de um projeto de pesquisa de forma coerente, crítica e criativa, respeitando os princípios da pesquisa social qualitativa. Os objetivos foram: compreender os fundamentos teóricos/metodológicos da obra; apresentar os capítulos por meio de mapas conceituais; e refletir sobre as contribuições da autora para os projetos da turma do PPGE 2025.
A apresentação foi construída coletivamente após a leitura da obra. Todas as equipes abordaram o Capítulo 2: “Construção do Projeto de Pesquisa” e dividiram os demais capítulos. Utilizamos slides, mapas conceituais e esquemas visuais, com uma metodologia dialógica, incentivando o debate e a conexão entre teoria e os projetos em andamento.
A base foi a própria obra de Minayo (2002), que articula teoria e método sob uma perspectiva crítica, criativa, intencional e exige compromisso ético e político. Suely Deslandes contribui com orientações sobre a elaboração do projeto, enquanto Romeu Gomes discute a análise e interpretação dos dados, ressaltando a reflexão crítica como essencial ao pesquisador.
Resultados da prática
A apresentação ampliou a compreensão sobre as etapas de um projeto, reforçando a importância da coerência interna, clareza conceitual e articulação entre teoria e prática. Além disso, o debate com os colegas contribuiu para o amadurecimento das nossas ideias de pesquisa, permitindo que cada participante fizesse conexões com sua própria investigação.
A experiência promoveu a leitura crítica, a comunicação científica e a formação de uma postura investigativa ética e transformadora. Sua relevância também se evidencia na relação com o eixo temático do COPED – “Saberes e Práticas Educativas” –, ao valorizar a construção do conhecimento científico de forma colaborativa, crítica e comprometida com a realidade educacional.
Apresentar esse seminário foi mais do que uma tarefa acadêmica, o seminário representou um momento de construção da identidade como pesquisadora. A obra de Minayo (2002) contribuiu para compreendermos a pesquisa como um percurso vivo, ético e criativo. A atividade nos desafiou a transitar entre o rigor metodológico e a escuta do real, reconhecendo que todo ato de investigar é também um ato de se implicar com o mundo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica