CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DA CULTURA CIENTÍFICA DOS PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Autor
  • Guiomar Damasio Silva dos Reis
  • Resumo
  • O processo educativo tem sua gênese em uma diversidade de fatores internos e externos que interagem entre si e interferem no cotidiano escolar. A disciplina Didática, se ministrada em articulação com a pesquisa científica, pode contribuir para a conscientização da relação entre os aspectos sociais, políticos e econômicos que permeiam a educação. Articulada a esta concepção de educação, este estudo tem como objetivo refletir a respeito das contribuições da disciplina Didática à formação inicial em uma perspectiva de prática do ensino articulada à pesquisa, para a efetivação da cultura científica dos acadêmicos – futuros professores. As reflexões apresentadas são frutos de enfrentamentos individuais e coletivos, gerados pelo encontro de concepções teóricas e práticas vivenciadas nos espaços formativos em que exerço a prática docente no Ensino Superior.

  • Palavras-chave
  • Educação, Didática, Formação de Professores
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica