O CUSTO DE APRENDER: CONTRADIÇÕES NA SUSTENTABILIDADE DO ENSINO SUPERIOR E O TRABALHO DE CAMPO EM BELO HORIZONTE (MG)

  • Autor
  • Junio Bispo Siqueira da Cruz
  • Co-autores
  • Leila Soares Veloso
  • Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as dificuldades financeiras enfrentadas por estudantes da licenciatura em Geografia da UNIMONTES para realizar um trabalho de campo em Belo Horizonte e Brumadinho (MG), destacando como a ausência de apoio institucional compromete a democratização do acesso à pesquisa e à formação prática. A atividade, realizada nos dias 27 e 28 de abril de 2024, envolveu a visita a importantes espaços urbanos e culturais, como a Lagoa da Pampulha, Praça da Liberdade, Museu Minas Vale, Mercado Central e Instituto Inhotim. No entanto, cada estudante arcou com R$178 de transporte, R$80 de estadia e todos os custos com alimentação, sem subsídio da universidade. Tal realidade expõe a contradição entre o discurso de valorização do ensino prático e a precarização das condições para sua execução.

  • Palavras-chave
  • Ensino público, campo geográfico, exclusão estudantil, sustentabilidade crítica, Belo Horizonte.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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